Sony e Honda fazem parceria para fabricar veículos elétricos

A gigante japonesa de eletrónicos Sony e a empresa de automóveis Honda criaram uma joint venture para fabricar e vender veículos elétricos. O anúncio foi feito pelas empresas na sexta-feira. A Sony e a Honda pretendem estabelecer uma nova empresa este ano e iniciar as vendas de seu primeiro veículo em 2025.

A nova empresa desenvolverá e venderá carros elétricos. Com seus anos de experiência na fabricação de automóveis, a Honda será responsável pela fabricação do carro nas suas próprias fábricas. A Sony desenvolverá a uma “plataforma de serviço de mobilidade” para o carro.

Em janeiro a  Sony anunciou que vai criar uma empresa chamada Sony Mobility para explorar a entrada no mercado de veículos elétricos. A empresa também revelou um protótipo de veículo utilitário esportivo chamado VISION-S 02.

“Através desta aliança com a Honda, que acumulou uma vasta experiência global na indústria automóvel ao longo de muitos anos e continua a fazer avanços revolucionários neste campo, pretendemos desenvolver a nossa visão e tornar o espaço de mobilidade um espaço emocional”, refere Kenichiro Yoshida.

Enquanto isso, a Honda está numa fase de transição para se tornar uma empresa de carros elétricos. A montadora japonesa disse que eliminaria gradualmente os veículos movidos a gasolina até 2040. A Honda atualmente tem uma joint venture com a General Motors para desenvolver novos veículos elétricos.

O pacto entre a Honda e a General Motors para o desenvolvimento conjunto de dois grandes modelos desenvolvidos nos EUA, usando as baterias Ultium da General Motors, está programado para o ano de 2024. Paralelamente, ambas as fabricantes trabalharam numa plataforma para veículos elétricos em comum apelidada de “e:Architecture”.

A parceria da Sony com a Honda é outro exemplo de empresas de tecnologia do setor automóvel que procuram aumentar suas capacidades tecnológicas.

As empresas de tecnologia chinesas Baidu e Xiaomi criaram empresas de veículos elétricos, enquanto que um relatório no ano passado sugeriu que a Apple está aumentar os esforços no sentido de desenvolver veículos autónomos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui