Sony confirma detalhes da Playstation 5: 8K, SSD e compatibilidade com jogos da PS4

Sabemos há algum tempo que a Sony está a trabalhar na sua nova consola PlayStation de próxima geração, que deverá chamar-se de Playstation 5 já que segue a nomenclatura que tem seguido nas antecessoras, mas agora obtivemos os primeiros detalhes oficiais sobre o que esperar do novo hardware, numa entrevista na Wired. Especificamente, a Sony está a prometer que a PS5 suportará gráficos de 8K, áudio 3D, SSDs super rápidos e compatibilidade retroativa com os jogos existentes do PlayStation 4.

De acordo com Mark Cerny, responsável pela criação da o PS4, a nova consola não é apenas uma atualização de especificações da PS4, como a PS4 Pro. Há um hardware totalmente novo dentro da PlayStation 5, incluindo um processador de oito núcleos na linha Ryzen de terceira geração da AMD, baseada no mais recente processo Zenn de 7nm da empresa e um GPU personalizado baseado no hardware Radeon Navi da AMD, que trará raytracing para uma consola de jogos pela primeira vez. O resultado final de todas essas melhorias de hardware: o PS5 suportará gráficos de 8K, se, obviamente, tiver uma TV com capacidade de suportar isso.

PS5 terá gráficos 8K

A Sony também está a destacar o áudio 3D para o PlayStation 5. O novo chip da AMD aparentemente inclui uma unidade personalizada apenas para isso, que a Sony espera que leve a um jogo mais imersivo tanto nos alto-falantes da TV quanto nos fones de ouvido.

A outra grande mudança que vem para o PlayStation 5 é a substituição do disco rígido por um SSD, que a Sony promete melhorar o tempo de carregamento e a jogabilidade além de qualquer coisa possível com um disco rígido. (Em uma demonstração descrita por Wired, viajar rapidamente no Spider-Man para o PS4 levou apenas 0,8 segundo em um devkit inicial da PS5, comparado a 15 segundos numa PS4.)

Outros detalhes que a Sony revelou sobre o PS5 incluem o fato de que ele ser compatível com os jogos existentes do PlayStation 4. Ao contrário da transição do PS3 para o PS4 (e dos antecessores) o PS4 e o PS5 compartilham arquiteturas similares, tornando o suporte entre consolas muito mais fácil. Esta pode ser uma das grandes bandeiras da Playstation 5, pois é algo que os utilizadores sempre se queixam quando sai uma nova consola.

Ainda haverá cópias físicas de jogos para comprar, não apenas downloads (embora a Sony ainda precise revelar se serão discos Blu-ray ou algo mais inovador). A empresa também está a prometer que, quando a PS5 chegar, será uma transição mais lenta, com vários novos lançamentos para o PS4 e PS5.

playstation vr

Embora a Sony não discuta os planos futuros do PSVR, os óculos de realidade virtual da consola, como um fone de ouvido de próxima geração para acompanhar a nova consola, a empresa confirmou que o fone de ouvido PSVR existente continuará a funcionar com o PlayStation 5.

Por enquanto, a Sony parece estar apenas disposta a falar sobre hardware. Ainda não há palavras sobre coisas como jogos ou recursos de mídia, por exemplo. Por isso,pode levar algum tempo até aprendermos mais.

Certo é que a Playstation 5 não irá surgir na E3, o grande evento mundial dedicado ao mundo gaming, já que a fabricante nipónica não marcará presença (direta) no evento, sendo que poderá surgir em parceria com outras produtoras de jogos.

Também ainda não há data de lançamento para a PS5. Cerny só disse à Wired que a consola não será lançada em 2019, mas que as produtoras já têm acesso a devkits para começarem a desenvolver jogos para a consola, por isso, é muito provável que a consola apenas chegue ao mercado no próximo ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here