Sony aumenta a sua gama de objetivas full-frame com o lançamento da 12-24mm G Master

Red Magic 6S

A Sony anunciou hoje uma nova adição emocionante à sua gama de objetivas full-frame, com a introdução da objetiva de Zoom de Grande Abertura Ultra-ampla FE 12-24mm F2.8 GM (modelo SEL1224GM).

Esta objetiva compacta e versátil é ideal para captar paisagens, céus estrelados e arquitetura, enquanto oferece uma mobilidade adicional para fotógrafos de desportos ativos que desejam utilizar ângulos ultra-amplos. Como parte integrante das objetivas da série emblemática G Master da Sony, os utilizadores podem ter a certeza de que obterão uma qualidade de imagem incrível até ao ângulo de visão ultra-amplo de 12 mm, com uma abertura constante de F2.8, associada a magníficos efeitos bokeh.

O lançamento da FE 12-24mm F2.8 GM significa que a gama F2.8 das objetivas da série G Master da Sony estende-se, agora, de 12 mm a 200 mm e, a 12 mm, oferece o zoom mais amplo do mundo de F2.8. Nesta distância focal, é possível realçar a distância e criar perspetivas dinâmicas que vão para além do alcance do visão humana, abrindo a porta a novos horizontes de expressão criativa.

“Estamos muito entusiasmados com o lançamento da FE 12-24mm F2.8 GM, uma vez que acreditamos que os fotógrafos e videógrafos que utilizam o sistema Alpha da Sony ficarão apaixonados por esta objetiva”, afirmou Yann Salmon-Legagneur, Diretor de Marketing de Produto, Imagem Digital, da Sony Europe. “É importante para nós continuarmos a superar os limites da indústria e, ao ampliarmos a nossa gama de objetivas G Master com F2.8 constante até aos 12 mm com esta objetiva de elevado desempenho e repleta de tecnologias, estamos ansiosos por ver os resultados das novas oportunidades criativas que esta irá oferecer.”

FE 12-24mm F2.8 GM beneficia de uma construção rica e inovadora, que oferece uma extraordinária qualidade de imagem de canto a canto ao longo de toda a gama de zoom. Inclui três elementos XA (asféricos extremos) extremamente precisos, incluindo o maior elemento XA alguma vez criado para uma objetiva α (Alpha). Estes elementos XA, com a adição de mais um elemento asférico, eliminam eficazmente o astigmatismo, a coma e a curvatura de campo até às extremidades da imagem. Além disso, os três elementos de vidro ED (dispersão extrabaixa), associados aos dois elementos de vidro Super ED, reduzem fortemente a aberração cromática e trabalham em conjunto para oferecer uma elevada nitidez de canto a canto e, simultaneamente, minimizar a dispersão das cores.

O mecanismo de focagem flutuante divide o grupo de focagem da objetiva em dois grupos controlados de forma independente. É extremamente eficaz a garantir um desempenho excecional em grandes planos e a máxima nitidez a qualquer distância, uma vez que divide o grupo de focagem da objetiva em dois grupos controlados de forma independente. Também permite obter uma distância de focagem mínima constante de 0,28 metros ao longo da gama de zoom e, por se tratar de uma objetiva de focagem interna, a sua distância mantém-se constante e o seu centro de gravidade varia muito pouco, mantendo-se sempre perfeitamente equilibrada na mão.

Os efeitos bokeh típicos das objetivas da série G Master da Sony foram atingidos através do ajuste preciso das características de aberração esférica da objetiva, durante os processos de design e fabrico. Ao mesmo tempo, a precisão extremamente elevada da superfície dos elementos XA da objetiva eliminam eficazmente os efeitos tipo “aros de cebola” e, combinada com uma abertura circular de 9 lâminas, melhora ainda mais este bokeh deslumbrante.

FE 12-24mm F2.8 GM utiliza quatro Motores Lineares XD (dinâmicos extremos) originais de alta velocidade e elevada potência, para assegurar a sua compatibilidade com o desempenho de velocidade das estruturas das câmaras atuais e futuras. Com dois motores para cada um dos grupos de focagem da objetiva, a focagem automática é rápida e precisa e os novos algoritmos de controlo maximizam a resposta do sistema de Motores Lineares XD, enquanto obtém uma sincronização perfeita entre os dois grupos de focagem. Outro dos benefícios é o seu funcionamento extremamente silencioso, com a mínima vibração.

Um novo Revestimento Nano AR II, que pode ser uniformemente aplicado a elementos óticos de grandes dimensões ou a superfícies extremamente curvas, foi utilizado pela primeira vez na FE 12-24mm F2.8 GM. Elimina os reflexos internos, reduz os clarões e os efeitos “fantasma” para imagens nítidas e de elevado contraste e, apesar do amplo ângulo de visão da objetiva, o Revestimento Nano AR II mantém um elevado nível de nitidez e contraste em toda a imagem, mesmo em condições de luminosidade difíceis.

Gravação de vídeos

A abertura máxima constante de F2.8, em todas as distâncias de focagem, assegura uma exposição estável ao utilizar o zoom. Por sua vez, isto significa que a velocidade do obturador e a sensibilidade ISO permanecem consistentes durante a gravação de vídeos.

As oportunidades criativas proporcionadas pela gravação de vídeos a um ângulo de visão de 12 mm, com uma abertura constante de F2.8 em full-frame, são ilimitadas. Contudo, durante a utilização de uma câmara APS-C ou de um ângulo de visão Super 35, a extremidade ampla da gama de zoom torna-se equivalente a 18 mm, oferecendo uma gama de zoom extremamente útil para a gravação de vídeos.

Controlo profissional

Pesando apenas 847 gramas, a FE 12-24mm F2.8 GM oferece inúmeras funções para um controlo de captação totalmente profissional. Estas incluem um botão de bloqueio de focagem personalizável, um interruptor de modo de focagem, um anel de zoom e um anel de focagem, idealmente posicionados para uma fácil operação durante a captação. A Focagem Manual de Resposta Linear assegura que o anel de focagem responde diretamente aos ajustes mais subtis durante a focagem manual, de modo a que os controlos tenham um funcionamento imediato e preciso.

É resistente ao pó e à humidade e o elemento frontal da objetiva dispõe de um revestimento de flúor que repele a água, o óleo e outros contaminantes, enquanto facilita a eliminação de quaisquer dedadas da superfície da objetiva. O suporte de filtro traseiro permite a instalação de filtros ND padrão do tipo lâmina, filtros de correção cromática e outros filtros, para uma capacidade de expressão ampliada. É fornecido um modelo para o corte dos filtros tipo lâmina.

Preços e disponibilidade

FE 12-24mm F2.8 GM estará disponível na Europa a partir de agosto de 2020, a um preço aproximado de 3300€.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here