Sony apresenta a Câmara Alpha 7R IV de Alta Resolução, com o primeiro Sensor de Imagem Full-Frame Retroiluminado de 61.0 MP

A Sony anunciou hoje a mais recente adição à sua emblemática gama de câmaras sem espelho Full-Frame, série Alpha 7R; a extremamente versátil e potente Alpha 7R IV(modelo ILCE-7RM4).

Com a mais alta resolução de sempre da Sony, a nova câmara Full-Frame Alpha 7R IV oferece uma impressionante qualidade de imagem com alta resolução e gama dinâmica alargada, sem descurar o surpreendente nível de focagem e de disparo contínuo a alta velocidade e muito mais.

“Estamos sempre na vanguarda da inovação, rompendo fronteiras e redefinindo as expectativas de desempenho da câmara digital”, afirma Yann Salmon-Legagneur, Diretor de Marketing de Produtos de Imagem Digital na Sony Europe. “A nova Alpha 7R IV combina uma qualidade de imagem de formato médio com um disparo de alta velocidade, focagem ultrarrápida e uma longa lista de melhorias em matéria de design, conectividade e utilização. Tudo isto permite aos fotógrafos, aos videógrafos e a todos os criadores profissionais capturar imagens de uma forma que antes seria simplesmente impossível.”

Um novo nível de qualidade de imagem

A nova Alpha 7R IV está equipada com o novo sensor de imagem CMOS Full-Frame de 35 mm retroiluminado, com resolução de 61.0 MP, o primeiroido género. A estrutura retroiluminada do novo sensor e as técnicas eficazes de redução de ruído combinam-se para oferecer um nível de ruído extremamente reduzido e um desempenho de sensibilidade elevada, garantindo a máxima qualidade de imagem. A câmara possui ainda uma gama dinâmica com uns impressionantes 15 incrementosiiia baixa sensibilidade, resultando em gradações suaves e naturais que vão das sombras profundas aos destaques luminosos, e utiliza algoritmos de muitas das mais recentes câmaras Alpha que lhe permitem reproduzir as cores de uma forma surpreendente.

Este novo modelo Full-Frame está equipado com um inovador sistema integrado de estabilização de imagem ótica de 5 eixos, o qual foi aperfeiçoado para suportar a sua capacidade de disparo de alta resolução, proporcionando um incremento de velocidade do obturador de 5,5. Além disso, a unidade do obturador foi cuidadosamente redesenhada para reduzir até o mais ínfimo movimento que possa desfocar a imagem.

A Alpha 7R IV também inclui o visor com a mais alta resolução da Sony, o visor eletrónico UXGA OLED Tru-finder, de 5,76 milhões de pontos. Com uma resolução 1,6x superior ao visor da Alpha 7R III, este novo visor reproduz de forma extremamente precisa e realista todas as cenas enquadradas. A qualidade de visualização pode ser ajustada para “Standard” ou “Elevada” e para uma taxa de atualização de 60 fps ou 120 fps, de modo a adequar-se ao objeto e às condições de captação.

Além disso, a nova câmara apresenta o modo “Pixel Shift Multi Shooting” que cria composições até 16 imagens de resolução total. Neste modo, a câmara ajusta o sensor em incrementos de 1 ou 0,5 píxeis, de modo a captar 16 imagens separadas com deslocamento de pixel com dados com 963,2 milhões de píxeis no total, posteriormente convertidos numa imagem de 240,8 milhões de píxeis (19008 x 12672 píxeis) através da aplicação de desktop “Imaging Edge” . Ideal para fotografar arquitetura, arte ou qualquer outro objeto imóvel, este modo produz fotografias com um impressionante nível de detalhe e precisão de cor.

Velocidade de disparo e focagem

A inovadora câmara sem espelho Full-Frame Alpha 7R IVpermite captar imagens de resolução total até 10 fps com seguimento AF/AE contínuo e preciso até aproximadamente 7 segundosvno modo Full-Frame e Full Resolution (JPEG / RAW), e aproximadamente três vezes mais em modo de recorte APS-C oferecendo imagens de 26.2MPii. Estas opções de alta velocidade permitem captar os objetos em movimento rápido com extrema precisão e com um pormenor incrível.

O sistema melhorado de focagem da Alpha 7R IV possui 567 pontos AF de deteção de fases do plano focal cobrindo aproximadamente 74% da área da imagem. Possui ainda 425 pontos AF de deteção de contraste que proporcionam um nível extra de precisão e fiabilidade em situações de fraca luminosidade ou outras condições que beneficiam de AF de contraste. A maior sensibilidade do sensor AF e a utilização melhorada dos algoritmos resultam numa fantástica melhoria da capacidade de seguimento, com uma fiabilidade e precisão sem precedentes mesmo em objetos com movimentos complexos ou repentinos.

A Alpha 7R IV suporta a função “Real-time Eye AF”, que usa inteligência artificial para detetar e processar dados de localização ocular em tempo real e fixar-se no olho do objeto com extrema precisão. Esta função é compatível com animais e pessoas, com opção de selecionar o modo AF de olho animal ou humano em função daquilo que pretende captar. É também disponibilizada a função “Real-time Tracking”, que utiliza um novo algoritmo de reconhecimento de objetos resultando num sistema de focagem que assegura o melhor nível de persistência e seguimento de objeto. O modo de anti-oscilação deteta automaticamente a presença de luz fluorescente ou artificial no local de captação, de forma a minimizar o impacto na imagem final.

Melhor conectividade para utilização profissional

A nova câmara Full-Frame Alpha 7R IV da Sony está equipada com várias funções avançadas de conectividade, concebidas para facilitar o trabalho. O novo modelo inclui um sistema LAN sem fios que suporta a tradicional banda de 2.4 GHz mas também a banda de alta velocidade de 5 GHz, resultando numa transferência de dados mais rápida e mais estável. A ligação remota a um PC (disparo sem fios)viiié também possível com a nova Alpha 7R IV, algo inovador para as câmaras Sony. Um função exigida por muitos profissionais, que proporcionará muito mais liberdade em estúdio ou em qualquer local de captação, permitindo que o fotógrafo se mova sem qualquer restrição.

Além do Wi-Fi de alta velocidade e da possibilidade de ligação sem fios a um PC,viiia nova câmara Full-Frame está equipada com um conector Type-C de USB SuperSpeed (USB 3.2 Gen 1) que suporta uma transmissão com fios e ultrarrápida de dados. A velocidade de transferência de dados é quase duplicada quando combinada com o software “Imaging Edge”, em comparação com a Alpha 7R III. Suporta ainda a transferência de dados por FTP com capacidade de proceder a transferência de fundo, permitindo aos fotógrafos enviar imagens para um servidor remoto FTP ainda durante a captação ou revisão de imagens.

Para suportar um fluxo de trabalho profissional eficiente, conectado e de alta velocidade, a Sony anunciou o lançamento da versão 2.0 das funções de desktop (“Remote”/”Viewer”/”Edit”) integradas na aplicação “Imaging Edge”. A função “Remote” permite aos utilizadores controlar as câmaras e monitorizar a captação em tempo real através do ecrã dos seus computadores; a função “Viewer” permite pré-visualizar, avaliar e selecionar rapidamente fotos a partir de ficheiros de grande dimensão e a função “Edit” permite transformar dados RAW em fotografias de alta qualidade.

Para facilitar a transferência de imagens durante a utilização da mais recente versão da aplicação “Imaging Edge Mobile” da Sony, a câmara pode agora transferir imagens para um smartphone mesmo que se encontre desligada.

Gravação profissional 4K de alta resolução

Além das suas impressionantes capacidades fotográficas, a nova Alpha 7R IVtem um comportamento excecional enquanto ferramenta séria de gravação de vídeos, oferecendo soluções de gravação em 4K (3840×2160 píxeis) e leitura total de píxeis sem binning de píxeis no modo Super 35 mm.ixAssim se assegura uma gravação de alta qualidade em 4k com um nível excecional de detalhe e profundidade. Disponibilizam-se também as curvas S-Log 2 e S-Log 3 para flexibilizar ao máximo a gradação de cores, com a S-Log 3 a oferecer um total de 14 incrementos da gama dinâmica. A HLG (Hybrid Log-Gamma) encontra-se também disponível na Alpha 7R IV, compatível com uma solução de fluxo de trabalho HDR instantânea.

Para focagem automática de vídeo, a nova e versátil câmara Full-Frame utiliza um sofisticado sistema “Fast Hybrid AF” que oferece uma focagem automática mais rápida, mais suave e mais estável durante o processo de gravação – mesmo em caso de movimento imprevisto em frente ao objeto de filmagem. A câmara também inclui uma funcionalidade “Touch Tracking” durante a gravação de vídeos, permitindo captar instantaneamente o objeto através de um simples toque no ecrã.

A nova Alpha 7R IV disponibiliza a função “Real-time Eye AF” na gravação de vídeos,viuma estreia em qualquer câmara Sony. Quando ativada, o olho do objeto é automaticamente seguido com elevada precisão e fiabilidade, permitindo focar o próprio objeto e não aquilo que está ou não focado. A funcionalidade “Touch Tracking” ativa automaticamente o modo “Eye AF” quando é selecionado um objeto humano.

Outra fantástica funcionalidade de vídeo é a adição de uma interface áudio digital à “Multi Interface Shoe” (MI Shoe) da câmara, permitindo a ligação direta ao novo microfone “Shotgun” ECM-B1M ou ao Kit Adaptador XLR-K3M para uma gravação áudio nítida, com baixo ruído e de alta qualidade. A câmara oferece ainda uma funcionalidade de disparos intervalados para criação de vídeos em “time-lapse”, assim como o modo de gravação em Full HD até 120 fps, o modo “Slow and Quick Motion” e muito mais.

Construção, design e personalização melhorados

A nova câmara Alpha 7R IV apresenta várias melhorias ao nível do design e da facilidade de utilização, com muitos ajustes a resultar diretamente do contributo da comunidade profissional da Sony.

Para maximizar o seu tempo de vida útil, a nova Alpha 7R IV é dotada de uma maior resistência ao pó e à humidade,com uma vedação adicional aplicada a todas as junções, à tampa do compartimento da bateria e às portas de ligação de outros dispositivos. A construção da câmara consiste numa liga de magnésio extremamente leve e duradoura e a montagem extra-firme da lente é aprimorada com seis parafusos.

Outras melhorias ao design incluem uma pega melhorada para maior conforto e preensão mais segura da mão; um aumento do diâmetro e feedback para o botão “AF-ON”; um novo design de joystick multi-seletor para controlo instantâneo; um botão de bloqueio da compensação da exposição e um novo formato e posicionamento para o botão traseiro. Em resposta à exigência premente de muitos utilizadores profissionais, a nova câmara também inclui duas ranhuras para suportes media compatíveis com UHS-II, oferecendo uma maior capacidade global e maiores velocidades de leitura/escrita.

Para maior comodidade, a capacidade de registo das definições da câmara foi aumentada. Agora, quase todas as definições da câmara podem ser guardadas e lidas a partir de um cartão de memória. É possível guardar até 10 combinações em cada cartão, podendo estas ser transferidas para qualquer câmara do mesmo tipo.

Apesar do número de píxeis ser 1,5x, a duração da bateria também foi melhorada – com uma medição CIPA até 670 imagens fixas por carga, com ecrã LCD, ou 530 imagens com EVF). Para garantir uma utilização sem interrupções, a nova pega vertical opcional VG-C4EM possui duas baterias NP-FZ100, e o Kit Adaptador Multibaterias (NPA-MQZ1K) suporta até quatro baterias Z. O corpo da câmara permite ainda ligação USB.

Novos acessórios

A Sony lançou uma série de novos acessórios para complementar a nova câmara Alpha 7R IV, incluindo:

Pega Vertical VG-C4EM– oferece o mesmo tipo de operação, utilização e design que a câmara Alpha 7R IV, incluindo resistência ao pó e à humidade;duplica a duração da bateria e permite o carregamento da bateria USB através do corpo da câmara.

Microfone “Shotgun” ECM-B1M– oito cápsulas de alto desempenho e processamento de sinal digital avançado oferecem três padrões de direcionalidade selecionáveis num microfone compacto de aproximadamente 99,3 mm (4 polegadas) de comprimento com captura superdirecional; quando ligado à câmara Alpha 7R IV através da sua “Multi Interface Shoe” com apoio da interface de áudio digital, o áudio é diretamente transferido para a câmera em formato digital, de modo a obter a maior qualidade possível sem ruído ou degradação.

Kit Adaptador XLR XLR-K3M – Dois conectores combo XLR/TRS e uma minitomada estéreo de 3,5 mm para entrada de microfone e linha, com amplo controle para facilitar o fluxo de trabalho pós-processamento; conectado à Alpha 7R através da sua “Multi Interface Shoe” com apoio da interface de áudio digital, o áudio é diretamente transferido para a câmera em formato digital, de modo a obter a maior qualidade possível sem ruído ou degradação; o cabo de extensão fornecido para áudio oferece flexibilidade extra para a fixação da câmera com equipamento, gaiola ou suporte.

Cartões TOUGH de série SF-M

O cartão de memória SD Ultra-Tough UHS-II com velocidade ultrarrápida até 277MB/s (leitura) é ideal para fotografar em condições extremas e contribui para um fluxo de trabalho pós-captação eficiente; fornecido com software de recuperação de ficheiros (suporta MacOS e Windows).

MRW-S3

USB rápido para hub de PC com leitor UHS-II SD/microSD, suporta USB 3.1 de 2.ª geração e USB Power Delivery de 100 W (USB PD), contribuindo para um fluxo de trabalho eficiente através de backup ultrarrápido e estável para PC ou SSD.

Preços e disponibilidade

A nova câmara Alpha 7R IVFull-Frame de lente amovível tem lançamento previsto na Europa para agosto de 2019, com o preço a rondar os 4000€.

A pega vertical VG-C4EM será lançada em setembro de 2019 com preço aproximado de 450 €.

O microfone ECM-B1M será lançado em setembro de 2019 com preço aproximado de 380 €.

O novo Kit Adaptador XLR-K3M será lançado em outubro de 2019 com preço aproximado de 650 €.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here