Sonos viola sete patentes e é “castigada” pela Google

A Sonos voltou às luzes da ribalta depois de, alegadamente, ter voltado a violar sete patentes registadas pela Google no âmbito dos altifalantes inteligentes e da tecnologia controlada por voz. O The Register descreve que a Google instaurou dois processos no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Norte da Califórnia contra a marca norte-americana de equipamentos eletrónicos focada em sistemas de som sem fios.

Segundo José Castañeda, porta-voz da Google, os processos têm por objetivo “defender a nossa tecnologia contra a violação clara e contínua das nossas patentes pela Sonos”.

Um dos processos agora levantado tem a ver com a deteção de hotwords e carregamentos sem fios, enquanto o outro se refere à forma como um grupo de altifalantes escolhe qual deles deve responder ao comando de voz dado pelo utilizador.

Nos próximos dias, a empresa pretende entrar com ações semelhantes na Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos para impedir a importação de quaisquer produtos da Sonos, informou a mesma fonte.

A Sonos já reagiu a estes novos processos (em janeiro saiu vitoriosa de outros na Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos) classificando-os como uma “tática de intimidação para nos retaliar por nos termos manifestado contra as práticas monopolistas do Google”, disse Eddie Lazarus, chefe oficial jurídico da Sonos, em comunicado enviado à imprensa internacional e também citado pelo The Register.

Os conflitos entre as duas empresas começaram em 2020, quando a Sonos instaurou um processo no qual alegou que a Google tinha usado a sua tecnologia de altifalantes para desenvolver o Google Home e outros dispositivos que com ele interagiam.

A Google reagiu com outra ação, alegando que a Sonos também infringiu uma série de patentes de outras pequenas inovações. Antes das “lutas” em Tribunal, as duas empresas tinham uma parceria para que os serviços da Google funcionassem nos altifalantes da Sonos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui