Sono Motors — startup de automóveis elétricos sediada na Alemanha, divulgou ter tensões de expandir para Holanda o seu mercado de veículos elétricos movido a energia solar, mais precisamente, o Sion.
O Sion está equipado com baterias, que permitem uma autonomia razoável a um preço acessível. Mas o que distingue este automóvel dos restantes no mercado é o facto de este possuir também um sistema de células fotovoltaicas integradas na carroçaria que permitem carregar o carro, ainda que de forma mais lenta.
A pergunta que eventualmente se põe pela maioria das pessoas é se uma startup com apenas dois anos será capaz de fazer aquilo que nenhum fabricante automóvel fez até aos dias de hoje. A resposta para isto coloca-se no modelo desenvolvido. O modelo Sion que está já em fase final de testes, coloca o sistema de carregamento das baterias como um excelente atrativo, neste caso, é precisamente aquilo que distingue esta proposta de veículo. Falamos da Sono Motors, empresa sediada em Munique e fundada em 2016, que planeia introduzir no mercado, já no próximo ano, um carro solar 100% eléctrico, o que pode ser considerado um plano ambicioso.
Para mais informações acerca do Sion da Sono Motors: Start-up alemã está a desenvolver carro que se recarrega enquanto se conduz com energia solar
Com 330 células fotovoltaicas espalhadas pela carroçaria, do tejadilho às laterais, passando pelo capot, o Sion está a ser testado sob o intenso sol da Baviera, com a Sono Motors a prometer que, num dia, o modelo é capaz de gerar energia suficiente para percorrer mais 30 km, sendo certo que isso dependerá sempre das condições de luz e do número de horas que o Sion esteja estacionado. Mas o modelo, que anunciará à volta de 250 km de autonomia em condições reais de utilização, também pode ser recarregado numa tomada convencional, o que faz com que esta proposta seja ainda mais apelativa, uma vez que não está limitada ao carregamento solar.
O preço do Sion é de € 16.000, mas os compradores terão que pagar uma taxa adicional para adquirir a bateria ou pagar uma taxa mensal – semelhante ao esquema usado pela Renault com o Zoe.
O facto de este automóvel ter um preço tão apelativo é motivo para que a empresa tenha 6.795 reservas para um carro que ainda nem sequer completou a fase de testes.
Fonte: Electrek
A tecnologia faz o futuro , o principal estar em sua utilidade e gerenciamento .