Sonda Parker da NASA capturou novas imagens de luz visível de Vénus

Envolta em nuvens espessas, a superfície de Vénus está geralmente encoberta. No entanto, nos dois voos recentes sobre o planeta, a sonda Parker conseguiu captar imagens de luz visível da superfície de Vénus.

As imagens, combinadas num vídeo, revelam um leve brilho da superfície que mostra características distintas, como regiões continentais, planícies e planaltos.

“Estamos entusiasmados com as informações científicas que a sonda Parker forneceu até agora”, disse Nicola Fox, director de divisão da Divisão de Heliofísica na sede da NASA. “Parker continua a superar as nossas expectativas e estamos animados que essas novas observações, realizadas durante a nossa manobra de assistência à gravidade, possam ajudar a avançar na pesquisa de Vénus, de maneiras inesperadas”, acrescentou.

Essas imagens do planeta, muitas vezes designado de gémeo do planeta Terra, podem ajudar os cientistas a aprender mais sobre a geologia da superfície de Vénus, nomeadamente quais são os minerais que podem estar presentes e a evolução do planeta.

“Vénus é a terceira coisa mais brilhante no céu, mas até recentemente não tínhamos muitas informações sobre como era a superfície porque imagem do planeta é bloqueada por uma atmosfera espessa”, afirmou Brian Wood, principal autor do novo estudo e físico do Laboratório de Pesquisa Naval em Washington, DC. “Agora, finalmente estamos a observar a superfície e o comprimento das ondas visíveis pela primeira vez do espaço”, acrescentou.

Mais naves espaciais estão programadas para sobrevoar o planeta Vénus, no final desta década, com as missões DAVINCI e VERITAS da NASA, bem como a EnVision da Agência Espacial Europeia.

Essas missões têm o objectivo de obter imagens e amostras da atmosfera de Vénus, bem como a superfície em maior resolução com comprimentos de onda infravermelhos.

Os cientistas esperam que as informações ajudem-nos também a estabelecer a composição mineral da superfície e a entender melhor a história geológica do planeta.

Fonte: NASA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui