Sonda InSight da NASA perde energia e abandona Marte

A missão InSight da NASA a Marte chegou ao fim depois de uma missão bem sucedida de dois anos no planeta vermelho. A Sonda InSight, concebido especificamente para esta missão, utilizou instrumentos sísmicos e geodésicos avançados para estudar a estrutura interior de Marte, bem como tirar fotografias de alta resolução do seu ambiente circundante.

A sonda InSight está a ficar coberta de pó que se tem acumulado lentamente nos seus painéis solares e outros instrumentos o que fez com que perdesse energia e ditasse o fim da sua missão.

Os painéis solares da InSight, que geram eletricidade para a sonda, estão cobertos de pó desde que foram abertos. Esperava-se que a missão, oficialmente conhecida como Exploração Interior que usava Investigações Sísmicas, Geodésia e Transporte de Calor (InSight), ficasse sem energia neste verão, mas uma onda de bom tempo garantiu alguns meses adicionais de trabalho em Marte.

O fim chegou! A NASA tem monitorado o estado do lander e, quando ficou claro que não conseguiria, as atualizações de status do primeiro lander em primeira pessoa da agência ficaram cada vez mais emocionantes. A conta oficial do Twitter para o módulo disse aos seguidores em outubro que estava a “manter a calma” enquanto uma tempestade de poeira escurecia os céus. A sua equipa agradeceu aos fãs por enviarem cartões postais virtuais e garantiu aos milhões de pessoas que enviaram os seus nomes no rover que “estavam juntos aqui em Marte, meu lar para sempre”.

A equipa de mídia social fez também questão de explicar porque o módulo não trouxe equipamentos de remoção de pó e pediu às pessoas que se lembrassem que existiam outras máquinas em Marte.

15 de dezembro foi a última vez que o módulo InSight comunicou com a Terra, disse a NASA num comunicado à imprensa. A agência irá continuar a ouvir, mas após a equipa da missão não conseguir entrar mais em contato com o módulo, eles irão determinar que as baterias do InSight esgotaram, deixando-o funcionalmente morto.

O seu desaparecimento encerra uma missão bem-sucedida para estudar o interior de Marte. O lander foi lançado em maio de 2018 e pousou em novembro do mesmo ano. Foi equipado com um sismômetro que detetou mais de 1.000 terremotos. A maioria dos terremotos foram relativamente pequenos, mas pelo menos um, detectado no início deste ano, foi o equivalente a um terremoto de magnitude 5. Os cientistas estão a usar os dados do tremor para obter uma imagem melhor da composição de Marte.

@seeker

NASA’s Insight has officially lost power. RIP #NASA #InSight #InSightLander #SpaceTok #Mars

♬ original sound – Seeker by The Verge

Enquanto o sismômetro foi um sucesso absoluto, outro instrumento no módulo enfrentou problemas. A InSight tinha uma “toupeira” projetada para cravar-se profundamente na superfície. Infelizmente, o solo perto do local de pouso não era tão macio quanto a equipa esperava. Ainda assim, a missão foi bem-sucedida o suficiente para que a NASA decidisse em abril estender a missão até o final deste ano ou até que a sonda ficasse sem energia.

“Pensamos no InSight como um nosso amigo e colega em Marte nos últimos quatro anos, por isso é difícil dizer adeus”, disse Bruce Banerdt, investigador principal da missão, num comunicado à imprensa . “A Sonda InSight ganhou a sua merecida reforma.”

Fonte: Nasa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui