Solução para poupar energia nos edifícios pode ser informática

DRUma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) está a desenvolver uma solução informática que aponta formas de poupança de energia – como eletricidade ou gás – nos edifícios.

O projeto, criado no âmbito do Programa MIT Portugal, já foi distinguido com uma menção honrosa no concurso Building Global Innovators e pode agora ser alargado a outros países. O funcionamento do RetroSiM parte de um princípio simples: consiste na avaliação dos edifícios, propondo depois soluções para reduzir os níveis de consumo de energia.

A investigação está a ser coordenada por Ehsan Asadi, o responsável pelo desenvolvimento da plataforma de software que recorre a técnicas de modelação e de otimização para avaliar as escolhas tecnológicas disponíveis para a requalificação de edifícios.O objetivo final é, claro, a eficiência energética, sem negligenciar fatores como o conforto térmico das estruturas.

O investigador pretende criar uma empresa para desenvolver a plataforma em Portugal e, mais tarde, expandir a ideia a outros países, como os Estados Unidos da América.

Os primeiros testes estão a ser feitos em habitações, mas o RetroSiM quer chegar a todos os tipos de edifícios, sobretudo aqueles onde funcionam serviços e que, normalmente, têm níveis de consumo energético mais elevados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here