Software que produziu Futurama passou a open-source

Futurama

A Toonz é uma empresa que produz software que provavelmente nunca ouviu falar. Se falarmos em séries de TV como Futurama, Princess Mononoke ou Spirited Away talvez já lhe seja familiar.

O principal produto da companhia é um software de animação que ajuda na digitalização de desenhos e na ‘limpeza’ dos mesmos assim como permite edição, animação e composição de imagens.

Este software chegou a custar 10 mil dólares por cada licença, mas a partir de hoje está disponível como open-source. Esta abertura resulta da aquisição da companhia por parte da Dwango.

De acordo com Atsushi Okui, Presidente Executive para a Imagem nos estúdios Ghibli, afirmou que a companhia utilizava o Toonz porque «era capaz de combinar desenhos feitos à mão com os produzidos a computador numa harmonia perfeita». A primeira vez que esta ferramenta informática foi utilizada foi em 1995 para produzir os desenhos de Princess Mononoke.

A 26 de março será lançada a TOONZ Studio Ghibli Version que inclui funcionalidades desenvolvidas em colaborações com o estúdio de animação, de forma a que os desenhadores de animação independentes possam utilizar o software sem enfrentar custos excessivamente altos de acesso às ferramentas essenciais.

Em vez de se financiar através do custo de aquisição de licenças a companhia planeia vender a instalação de serviços, formação e suporte, daí o encorajamento à utilização desta ferramenta poderosa.

Fonte: Toonz

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here