Software de streaming da Nvidia consegue detetar se está a olhar para a câmera

O software de streaming da Nvidia tem agora a opção de o obrigar a olhar para a câmera de modo a que imagem fique nítida. Usando AI, o recurso “Eye Contact” adicionado ao Nvidia Broadcast 1.4, irá substituir os seus olhos por olhos “simulados” que estão alinhados com a sua câmera.

Numa publicação, a empresa escreve que o recurso é destinado a “criadores de conteúdo”. Apresentá-lo como algo que usaria durante uma apresentação pública, em vez de algo que usaria apenas socialmente, evita com isto os dilemas que acompanham este tipo de tecnologia.

A Nvidia sugere que o Eye Contact irá tentar fazer com que os seus olhos simulados correspondam à cor dos seus olhos reais, e existe “até mesmo um recurso de desconexão caso olhe de muito longe”. Aqui está uma demonstração com um fluxo não editado, para que possa comparar como os olhos estão realmente a mover-se e como o software da Nvidia os renderiza:

Definitivamente, existe algumas vezes que o recurso acertou e, quando o fez, foi realmente muito impressionante. Ainda assim, as falhas foram muito frequentes e perceptíveis. A Nvidia diz que o recurso está em versão beta e está a solicitar feedback dos membros da comunidade para ajudá-lo a melhorá-lo. “Existem milhões de cores de olhos e combinações de iluminação”, diz a empresa. “Se testá-lo e encontrar algum problema, ou apenas quiser nos ajudar a desenvolver ainda mais esse efeito de IA, envie-nos um vídeo rápido, ficaremos muito agradecidos!”

A Nvidia tem apostado forte neste tipo de geração de IA nos últimos anos, um dos principais pontos de venda das suas placas gráficas é o DLSS, um recurso que usa os recursos da máquina para aprimorar imagens de forma inteligente, adicionando informações que não existem quando vai para um nível mais baixo. A versão mais recente, DLSS 3, gera e insere quadros totalmente novos no seu jogo, como o Broadcast gera e adiciona um novo par de olhos ao seu rosto.

A transmissão possui também outros recursos baseados em IA, como a substituição do plano de fundo que funciona como um ecrã verde virtual e a capacidade de limpar os sons de fundo captados pelo microfone.

Este não é o primeiro recurso de contato visual que vimos. A Apple começou a testar um recurso semelhante chamado “Correção de atenção” para o FaceTime em 2018. Nas versões atuais do iOS, ele é chamado de “Contato visual” em Configurações > FaceTime. A Microsoft possui também uma versão do recurso no Windows 11.

O contato visual não é o único recurso que a Nvidia adicionou ao Broadcast versão 1.4. A atualização mais recente traz também um efeito que a Nvidia diz ser semelhante ao do Instagram e melhora os efeitos de desfoque, substituição e eliminação de fundo virtual. A atualização está atualmente disponível para download para qualquer pessoa com uma placa de vídeo RTX.

Fonte: Nvidia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui