Snapdragon 8cx Gen 3:A forte aposta da Qualcomm para computadores Windows

O mercado de processadores está o rubro, apesar dos atuais problemas de fornecimento e escassez deste mercado, não é por isso que não vemos fortes movimentações no mercado. Se no mundo mobile temos visto uma grande aposta da MediaTek para fazer uma concorrência forte à Qualcomm, mas encontramos a Samsung e a própria Huawei, no mundo do Desktop, a Intel e a AMD têm estado sozinhas, sendo que a Qualcomm tem feito algumas investidas.

Na verdade, esta já é a terceira investida no mundo dos computadores, sendo que tem melhorado a cada geração e nesta terceira geração demonstra que a Qualcomm não quer desistir e acredita que vai conseguir ganhar algum mercado. Assim, além do Snapdragon 8 Gen 1, para o Android, também anunciou novos processadores para Windows, o Snapdragon 8cx Gen 3 e oSnapdragon 7c+ Gen 3.

A Qualcomm revelou hoje as plataformas de computação Snapdragon 8cx Gen 3 e Snapdragon 7c + Gen 3 que impulsionarão a próxima onda de PCs sempre conectados com Windows-on-ARM. O Snapdragon 8cx Gen 3 é o primeiro SoC de 5 nm para PC e apresenta uma CPU 4 + 4 com núcleos Cortex-X1 e Cortex-A78 junto com outros recursos de conectividade e segurança da Qualcomm.

blank

Apesar de todos os supostos benefícios oferecidos pelo Always On Always Connected (ACPC) ou Windows-on-ARM (WoA), as coisas realmente não tiveram o sucesso esperado. O número de laptops WoA é pequeno, havendo poucos computadores com o Qualcomm Snapdragon 8cx Gen 2, processador de 2021. Embora haja vários fatores responsáveis ​​por isso, incluindo o ritmo lento de desenvolvimento do Windows-on-ARM, as coisas também não eram muito boas no lado do SoC. Agora, com o Snapdragon 8cx Gen 3, a Qualcomm espera mudar as coisas para melhor.

Snapdragon 8cx Gen 3: 5 nm para PCs com Windows

Com o Snapdragon 8cx Gen 3, os PCs estão prontos para experimentar pela primeira vez a arquitetura de 5 nm, embora no ARM. De acordo com a Qualcomm, o Snapdragon 8cx Gen 3 é cerca de 85% mais rápido na CPU e 60% mais rápido no desempenho da GPU do que o seu antecessor, sendo que também está programado para oferecer mais de 29 TOPS de desempenho de IA.

O Snapdragon 8cx Gen 2 para PCs do ano passado contou com quatro núcleos Kryo 495 Cortex-A76 Gold a 3,15 GHz e quatro núcleos Kryo 495 Cortex-A55 Silver a 1,8 GHz, mas desta vez, o Snapdragon 8cx Gen 3 oferecerá quatro núcleos Cortex-X1 Prime com frequência de 2,995 GHz e quatro núcleos Cortex-A78 a 2,4 GHz.

Quanto à GPU não sabemos bem, já que não há uma nomenclatura utilizada, sendo que a Qualcomm alega um elevado desempenho em relação ao antecessor, portanto acreditamos que haja grandes inovações nesta área.

blank

O lado da GPU da equação ainda é um mistério por enquanto. A Qualcomm não está usando nenhuma nomenclatura numérica na GPU Adreno, mas as alegações de alto desempenho nos levam a acreditar que pode haver desenvolvimentos substanciais sob o capô bastante distintos da geração anterior.

O Snapdragon 8cx Gen 3 pode ser configurado com um modem Snapdragon X65 5G de 10 Gbps. Os OEMs também podem optar por implementar um modem Snapdragon X55 5G com velocidades de até 7,5 Gbps ou um modem Snapdragon X62 5G com velocidades de até 4,4 Gbps, sendo que, na minha opinião, é aqui que a Qualcomm poderá facilmente distinguir-se dos concorrentes, nomeadamente numa área onde ap ortabilidade é cada vez mais importantes, isto sem falar dos ChromeBooks que precisam de internet para funcionar.

O 8cx Gen 3 SoC também usa o sistema FastConnect 6900 2×2 Wi-Fi com suporte para Wi-Fi 6E de até 3,6 Gbps. Tambémconta com um Spectra ISP melhorado que agora suporta Auto Focus, Auto White Balance e Auto Exposure e resolução até 24 MP, sendo que estamos a falar de comutadores, portanto  isto é pensado para videochamadas.

O Snapdragon 8cx Gen 3 oferecerá uma infraestrutura de segurança em várias camadas que inclui um Pluton TPM baseado em SPU da Qualcomm, Secured-core e muito mais.

Snapdragon 7c + Gen 3

blank

Além do Snapdragon 8cx Gen 3, a Qualcomm também está a lançar o Snapdragon 7c + Gen 3 de 6 nm. O 7c + Gen 3 parece ser um 8cx Gen 2 melhorado, provavelmente por isso que a Qualcomm não mostrou nenhum núemro comparativo de desempenho e não desenvolveu muito.

Sabemos que o novo Snapdragon 7c + Gen 3 oferece quatro núcleos Cortex-A73 a 2,4 GHz junto com quatro núcleos Cortex-A55 a 1,5 GHz.

Novos Snapdragon para Windows ARM chegam em 2022

Ao contrário do que vimos no Snapdragon para Android, aqui não temos grandes referência de que marcas é que irão lançar computadores com estes novos processadores, nem quando.

A Qualcomm refere apenas que os novos processadores deverão chegar ao mercado em computadores durante o primeiro semestre de 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here