Snapdragon 898: Próximo processador topo de gama da Qualcomm será conhecido em breve

Aproxima-se o final do ano de 2021 e, como é habito, a preparação para o próximo ano de smartphone está aí ao virar da esquina e, normalmente, tudo se inicia com um novo processador topo de gama que a Qualcomm costuma anunciar neste período, que virá a equipar grande parte dos smartphones topo de gama do ano seguinte. E essa data está a chegar e já sabemos quando é.

A Qualcomm anunciou oficialmente as datas de seu encontro anual de tecnologia e há todos os motivos para acreditar que o novo processador Snapdragon 898 será o tema em torno do qual girará o evento de três dias, que começa no próximo dia 30 de novembro.

Há rumores de que o Snapdragon 898 seja o sucessor do processador Snapdragon 888 equipou os equipamentos topo de gama do atual ano. Há rumores de que o Snapdragon 898 seja fabricado usando o processo 4nm da Samsung em uma área menor do que o seu antecessor, que oferece potência de processamento superior e consome menos bateria.

blank

Dado que o desempenho da bateria é frequentemente apontado como um diferenciador chave para smartphones de gama média e alta, além do desempenho é na eficiência que tem estado o foco, sendo o principal diferenciador ao longo do anos, mais potência, com melhor eficiência, o que normalmente resulta numa duração similar de bateria.

Também é apontado que o chip deverá usar uma arquitetura de 1+3+4 com um grande núcleo  Cortex X2 com uma frequência acima de 3,0 GHz. As frequências principais dos outros dois núcleos devem ser de 2,5 GHz e 1,79 GHz. O processador também foi relatado como tendo uma placa de vídeo Adreno 730 com toda a configuração para oferecer um desempenho 20 por cento maior do que o chipset Snapdragon 888.

Uma lista no Geekbench já nos forneceu a configuração do núcleo do chipset, sugerindo um núcleo do Cortex X2 com frequência de 2.42 Ghz. Da mesma forma, o núcleo do Cortex A710 vai a 2,17 GHz, enquanto o Cortex A510 funciona a 1,79 GHz. Isso pode ser um pouco decepcionante, embora acreditemos que a amostra do Snapdragon 898 foi feita para funcionar abaixo de seu potencial, já que os rumores anteriores indicavam que o núcleo do Cortex X2 poderia ter uma frequência tão alta quanto 3,09 GHz.

Dada a configuração robusta, a listagem do Geekbench não faz muito sentido, pois as pontuações ficaram abaixo do processador que pretende substituir, por isso esse teste de desempenho não foi levado muito a sério, já que a Qualcomm poderia ter usado uma amostra do microchip e o telefone em que ele funcionava pode ter um firmware instável ou estar a funcionar no modo de economia de bateria para restringir a CPU.

blank
Render Xiaomi 12

Quais telefones podem receber o novo processador?

Com base nos relatórios que circulam, o Xiaomi 12 pode ser o primeiro desta linha a ostentar o novo processador, sendo que já no ano passado a Xiaomi foi a primeira fabricante a colocar a venda o primeiro smartphone com o processador topo de gama, com o Xiaomi Mi 11.

Certo é também os topos de gama da Samsung, o Samsung Galaxy S22, que também deve apresentar o Snapdragon 898 e deverão ser anunciados ainda no primeiro trimestre de 2022.

Mas isso realmente importa? Bem, apenas para que os leitores tenham uma ideia melhor, os benchmarks não oficiais indicaram um aumento de 20% no novo chipset, o que é bastante promissor, aumentando a expetativa.

Esta diferença é ajudada pela inovação na construção em 4nm, que significa um aumento de desempenho e eficiência, por isso a expetativa está alta em relação ao novo processador da Qualcomm. As informações têm apontado que a Apple tentou construir em 3nm, mas não conseguiu a tempo do lançamento do iPhone 13, obrigando a manter-se nos 4nm, portanto é expetável que a Qualcomm tenha o novo processador em 4nm para colocar-se ao lado da Apple, nesta “luta” de processadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here