Snapchat promete atualização depois de ataque

SnapchatO Snapchat anunciou que vai lançar uma versão atualizada da aplicação de mensagens instantâneas após ter sofrido um ataque informático que expôs os usernames e números de telefone de 4,6 milhões de utilizadores.

O ataque foi possível devido a uma falha na funcionalidade “Encontrar amigos”, que permite aos utilizadores fazer upload dos seus contactos para mais facilmente encontrarem amigos que também estejam a usar o serviço. A nova atualização vai dar a possibilidade aos utilizadores de não fazerem parte desta lista assim que os seus números sejam verificados.

A vulnerabilidade foi descoberta pelo grupo Gibson Security, que publicou um relatório em agosto. Pouco tempo depois, o Snapchat anunciou ter implementado várias medidas para proteger os utilizadores, mas não terá sido suficiente, levando o Gibson Security a lançar um novo alerta no Natal.

De acordo com o Snapchat, este aviso público facilitou o trabalho dos piratas informáticos, levando a que um ou mais hackers atacassem o serviço na véspera de ano novo, roubando os dados de 4,6 milhões de pessoas.

Os números foram publicados num site com os dois últimos dígitos alterados. Os atacantes dizem não ter intenções de tornar os dados públicos, querendo apenas deixar um aviso ao Snapchat e ao público em geral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here