Smartphones poderão estar a deixa-lo menos esperto

Investigadores da Universidade do Texas fizeram uma descoberta preocupante. Se costuma deixar o smartphone na secretária enquanto trabalha, a notícia é para si. De acordo com a pesquisa, a capacidade das pessoas realizarem tarefas e memorizarem informação fica reduzida, se estas tiverem um telefone à vista.

Pior do que isso, as experiências demonstraram que a tendência se mantinha mesmo quando o smartphone era guardado no bolso ou na mala, reduzindo a capacidade de concentração e distraindo as pessoas. Os efeitos mantinha-se mesmo que o telemóvel estivesse desligado, e era superior para os que são mais viciados no aparelho.

Os smarphones podem melhorar substancialmente a vida das pessoas mas são vários os estudos que apontam para uma dependência cada vez maior e efeitos cognitivos negativos. A amostra foi de 520 estudantes universitários a quem foram pedidas várias tarefas com e sem a presença de um smartphone. A presença do aparelho reduziu a capacidade cognitiva dos alunos em cerca de 10%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui