Smartphones podem ser os médicos do futuro

Os smartphones possuem cada vez mais funcionalidades e existem cientistas a estudar a melhor forma de os transformar em médicos portáteis. Aproveitando funcionalidades como o acelerómetro, câmara e microfone, em breve poderemos detectar doenças como anemia, osteoporose ou analisar a função pulmonar no conforto de casa.

O Shwetak Patel, da Universidade de Washington encontra-se a trabalhar numa aplicação que permite detectar os níveis de glóbulos vermelhos do sangue colocando um dedo sobre a câmara e flash, que ao penetrar na pele é capaz de realizar a contagem e detectar por exemplo, indícios de anemia. O professor acredita que os telefones também poderão ser usados para detectar osteoporose e os microfones poderão ajudar a analisar a função pulmonar e detectar, por exemplo, se um ataque de asma se encontra iminente.

As funcionalidades permitirão monitorizar as doenças à distância e um contacto médico-paciente remoto. Os paciente poderão ter acesso a uma guia de tratamento que será actualizada à medida que o médico recebe a informação dos dados do doente.

Fonte: The Telegraph

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui