Slack diz que entrou com uma queixa anticompetitiva contra a Microsoft na Comissão Europeia

Slack diz que entrou com uma queixa anticompetitiva contra a Microsoft na Comissão Europeia. “A denúncia detalha a prática ilegal e anticompetitiva da Microsoft de abusar de seu domínio de mercado para extinguir a concorrência, violando o direito da concorrência da União Europeia”, diz Slack em comunicado.

Slack alega que a Microsoft “vinculou ilegalmente” seu produto Microsoft Teams ao Office e é “forçá-lo a instalar milhões, bloqueando sua remoção e ocultando o verdadeiro custo para os clientes corporativos”.

“A Microsoft está voltando ao comportamento passado”, afirma David Schellhase, consultor geral da Slack. “Eles criaram um produto fraco e imitador, vinculando-o ao produto dominante do Office, forçando a instalação e o bloqueio de sua remoção, uma cópia oculta de seu comportamento ilegal durante as ‘guerras dos navegadores’.

Slack está pedindo à Comissão Europeia que tome medidas rápidas para garantir que a Microsoft não possa continuar a alavancar ilegalmente seu poder de um mercado para outro, agrupando ou vinculando produtos ”.

O Slack alegou persistentemente que o Microsoft Teams não é um verdadeiro concorrente, principalmente porque está mais focado em videochamadas e reuniões. Claramente isso não é verdade, e Slack e Microsoft estão envolvidos em uma batalha pelo futuro das comunicações no local de trabalho há meses.

Microsoft

A Microsoft alegou que o Slack não tem “amplitude e profundidade” para reinventar o trabalho, e o CEO da Slack, Stewart Butterfield, já havia dito anteriormente que a Microsoft está “ doentiamente preocupada em nos matar ”.

A competição entre as duas empresas começou há quase quatro anos, quando o Slack pagou por um anúncio de jornal de página inteira para “acolher” o Microsoft Teams como concorrente. A Microsoft ultrapassou o uso do Slack há um ano e atingiu grandes números de usuários recentemente graças à demanda relacionada a pandemias.

A Microsoft revelou que tinha 75 milhões de usuários ativos diários do Microsoft Teams em abril, e a empresa pode muito bem atualizar esse valor durante sua chamada de ganhos ainda hoje.

O Slack revelou anteriormente que tem 12 milhões de usuários ativos diariamente em outubro, mas a empresa não atualiza esse número publicamente desde então. O Slack quebrou recordes de usuários em março, quando mais empresas voltaram-se para o trabalho remoto.

A Comissão Europeia agora avaliará a queixa de Slack para determinar se ela atende a uma investigação formal.

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui