Site da Worten apanhado a minerar criptomoedas

O Depois do Dinheiro Vivo é o site da Worten a ser apanhado com um script pirata que se apoderava da capacidade de processamento dos computadores dos visitantes para minerar criptomoedas. A empresa alertou que o problema está já resolvido.

A comunidade portuguesa do Reddit e as páginas nas redes sociais da marca serviram de voz de alerta à navegação. A mineração foi detetada por @gotchapt que escreveu que aconteceu no acesso à secção de jogos na loja online da Worten, notando que o GPU e CPU do seu computador tinham começado a “acelerar” não lhe deixando recursos para o processo normal de utilização do computador.

Numa nota enviada ao Observador, a Worten confirmou o problema, afirmando que “a ocorrência no website worten.pt não configurou um ataque informático, mas um acesso não autorizado”. Acrescentou que “a situação foi imediatamente detectada e resolvida com celeridade, não tendo afetado nem os clientes nem a plataforma”.

Os piratas serviram-se do recurso de um número indefinido de computadores para conseguir minerar a moeda Monero sem terem de gastar os seus próprios recursos, seja ao nível de processamento, seja a nível da energia eléctrica necessária para o funcionamento do computador.

1 COMENTÁRIO

  1. Hmmm não afetou os clientes? então e os utilizadores com sistemas atolados até o problema ter sido descoberto? e depois tem esta pérola que é mais ou menos isto: “…Ah foi só um acesso não autorizado, não é grave!” Nota para mim: Não fazer compras online na Worten, já que acessos não autorizados a plataformas geridas por eles são considerados coisas menores!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui