Singapura: Robots Xavier podem patrulhar ruas pelos polícias

Singapura é conhecida por ter leis rígidas e câmaras de videovigilância em toda a cidade-estado. No futuro, o país também pode colocar robots nas ruas para vigiar os infratores – na verdade, Singapura já começou a testar um robô chamado Xavier, colocando dois deles para trabalhar, patrulhando e inspecionando uma área pública com tráfego intenso de pedestres.

Durante as próximas três semanas, os robôs vão monitorar as multidões da Central Toa Payoh em busca do que as autoridades do país descrevem como “comportamentos sociais indesejáveis”. Esses maus comportamentos incluem a “congregação de mais de cinco pessoas”, o que vai contra as medidas de segurança da COVID-19.

Além disso, os robôs Xavier irão procurar por casos de fumo em áreas proibidas e venda ilegal de mercadorias. Ele irá patrulhar os arredores em busca de bicicletas estacionadas indevidamente e também de qualquer dispositivo de mobilidade e motocicleta que use caminhos e calçadas. Se o robô detetar qualquer um desses comportamentos, ele vai alertar seu centro de comando e vai exibir uma mensagem correspondente em seu ecrã para educar o público.

As máquinas são equipadas com câmaras capazes de fornecer ao seu centro de comando uma visão de 360 ​​graus. Eles também são capazes de capturar imagens com pouca iluminação usando câmaras infravermelhas e de pouca luz. Além disso, o vídeo que eles capturam será analisado por um sistema de IA para procurar qualquer coisa que possa exigir a resposta de oficiais humanos. Para permitir que as máquinas naveguem pela cidade de forma autônoma, elas são equipadas com sensores que lhes dão a capacidade de evitar objetos estáticos e em movimento, incluindo pedestres e veículos.

Singapura já anunciou seus planos de dobrar o número de câmaras de videovigilância para 200.000 na próxima década. As autoridades acreditam que esses robôs podem ajudar a aumentar ainda mais essas medidas de vigilância e reduzir a necessidade de policiais fazerem patrulhas físicas.

Fonte: Engadget

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui