Serviços na cloud da Amazon analisados à lupa

Red Magic 6S

As práticas comerciais da Amazon estão a ser analisadas pela Federal Trade Comission (FTC) desde setembro mas agora a sua investigação antitrust vai ser alargada à gigante do eCommerce, passando a incluir a Amazon Web Services, a plataforma de computação na Cloud oferecida pela empresa. A notícia está na Bloomberg.

A entidade está a investigar diversas empresas de software acerca das práticas da plataforma na cloud para verificar se estas violam as leis da concorrência, nomeadamente se está a dar prioridade às organizações que trabalham exclusivamente com os seus serviços e a discriminar as que trabalham simultaneamente com plataformas rivais, como a Azure da Microsoft.

A AWS é um dos setores mais lucrativos da empresa liderada por Jeff Bezos, sendo que, nos últimos 12 meses, cerca de 60% das receitas obtidas tiveram origem nos serviços que providencia. De acordo com o mais recente relatório de contas da Amazon, a AWS apresentou um crescimento de 35% no terceiro trimestre de 2019, chegando a um rendimento de 9 mil milhões de dólares.

As gigantes tecnológicas têm sido alvo de investigações relacionadas com possíveis violações do direito à concorrência. Em novembro, foi a vez da Google estar novamente a ser vista à lupa do Supremo Tribunal norte-americano, que expandiu o seu escrutínio ao mecanismo de pesquisa da empresa e aos produtos para a plataforma Android. Já em setembro, a procuradoria-geral de Nova Iorque abriu uma investigação antitrust ao Facebook, acerca das práticas da rede social relativamente à privacidade dos dados dos seus utilizadores.

De recordar que, para a Amazon – na área de serviços da cloud – não há dúvidas: o processo de escolha da empresa para fornecer serviços cloud para o Pentágono para os próximos 10 anos, no valor de 10 mil milhões de dólares, foi “tendencioso” de acordo com uma denúncia colocada no Tribunal Federal de Queixas dos Estados Unidos.

Fonte: Bloomberg

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here