Serão as Casas Impressas em 3D o Futuro?

As casas impressas em 3D (três dimensões) vêm reformular todo o conceito de construção convencional de casas que conhecemos.

A isto chama-se evolução tecnológica e com ela a facilidade de construir habitações de qualidade que seriam impensáveis até aqui.

Poder imprimir a nossa futura casa conforme as nossas necessidades num curtíssimo espaço de tempo e ainda com valores acessíveis relativamente à construção que conhecemos parece apenas uma ideia futurista, mas que começa já a ser exequível.

Esta impressora de casas tridimensional, Vulcan, funciona como uma impressora 3D de secretária, mas em larga escala. Pesando uma tonelada com 6,9 metros de comprimento por 3,3 metros de largura, é um braço robótico com uma mangueira que esguicha camadas sucessivas de argamassa de secagem rápida feito com matérias de fácil acesso como cimento, areia e plastificantes, formando o chão e levantamento de paredes, levando apenas algumas horas para concluir o telhado. Somente as portas e as janelas terão de ser aplicadas manualmente.

O Presente

Atualmente é possível imprimir casas de pequenas dimensões, com um reduzido desperdício de materiais e pouca mão-de-obra em menos de 24h por um valor de €10 000. Contudo, e com a crescente procura desta tecnologia, a ideia é reduzir o preço de execução para menos de metade deste valor conseguindo assim providenciar este tipo de habitação a pessoas de todo o mundo cujo os rendimentos são muito reduzidos.

A impressora 3D Vulcan, desenvolvida pela empresa “Icon”, apenas consegue obter casas de aproximadamente 60 metros quadrados contando este modelo com uma sala de estar, um quarto, uma casa de banho e com um alpendre.

Esta empresa em parceria com a ONG “New Story” sediada na Califórnia, pretende fabricar abrigos para albergar comunidades carenciadas em vários países da América latina.

Um Bom Princípio

Embora o tamanho destas casas seja reduzido devido ao tamanho limitativo das atuais impressoras tridimensionais, estas estão tecnologicamente em desenvolvimento para que seja possível, num futuro próximo, construções de maior envergadura.

Porém, é já é possível realizar a construção da sua casa em tempo recorde com qualidade, design e preços bastante reduzidos. Será expetável que, com a crescente procura e evolução desta tecnologia, possamos vir ambicionar completar projetos de maiores dimensões.

Um Futuro Promissor

O quer que o futuro traga no sector da construção, é essencial que seja capaz de responder à crescente demanda por casas cada vez mais acessíveis e que tenham em conta os princípios-base de segurança e qualidade das construções tradicionais.

Á medida que esta tecnologia se for tornando mais frequente e disponível, também o seu preço permitirá que tenhamos uma real capacidade de verificar se cumpre com todos os pressupostos anunciados.

O futuro da construção poderá muito bem vir a revolucionar a forma como concetualizamos uma casa desde a sua fundação e alterar a vida de milhões.

Virá certamente atender à necessidade crescente de uma população mundial cada vez mais numerosa que também deseja ver cumprido o seu desejo de possuir uma habitação digna e segura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui