Será que o planeta Vénus tem oxigénio? NASA prepara-se para descobrir

Em junho de 2029, a missão DAVINCI da agência espacial será lançada, com o objetivo de mergulhar nas duras camadas da atmosfera até a superfície do planeta até o final de 2031.

“A nossa missão será lançada em 2029, voará duas vezes ao redor do sol, mapeando Vénus em cada uma das vezes, e aterrando em junho de 2031”, foi dito pelo chefe da missão Deep Atmosphere Venus Investigation of Noble Gases, Chemistry, and Imaging (DAVINCI).

Cientistas e engenheiros da NASA revelaram novos detalhes sobre a missão em num artigo publicado recentemente no  The Planetary Science Journal. Os cientistas esperam aprender mais sobre a evolução de Vênus de um “planeta possivelmente habitável” para um “exoplaneta terrestre quente”.

“Esse conjunto de dados de imagem química, ambiental e de descida pintará uma imagem da atmosfera em camadas de Vénus e vai analisar a interação com a superfície nas montanhas de Alpha Regio, que tem o dobro do tamanho do Texas”, Jim Garvin, principal autor do livro o jornal e o investigador principal da DAVINCI do Goddard Space Flight Center da NASA, num comunicado à imprensa .

“Essas medições permitirão avaliar aspectos históricos da atmosfera, bem como detectar os diferentes tipos especiais de rochas na superfície, como granitos, enquanto também procuramos características da paisagem reveladoras que possam nos informar sobre erosão ou outros processos de formação”.

De que forma os cientistas vão obter estas medidas? Utilizando a sonda de atmosfera profunda DAVINCI. De acordo com a NASA, esta nave é um laboratório de química analítica voadora que medirá os principais aspetos do sistema atmosfera-clima de Vênus. Também irá tirar as primeiras imagens do terreno montanhoso de Vénus enquanto mapeia a sua composição rochosa.

A nave espacial portadora e retransmissora da missão possui tecnologia que estudará as nuvens do planeta e mapeará suas áreas montanhosas durante sobrevoos.

A NASA diz que demorará dois anos para colocar a sonda em posição para entrar na atmosfera de Vênus.

Fonte: NDTV

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui