Será que a sua conta do Facebook foi afetada? Já consegue saber!

13 de Outubro de 2018
20 Partilhas 393 Visualizações

Já se sabe que ninguém está a salvo na internet, mas esperamos sempre que empresas como a Google o Facebook ajudem-nos a tomar conta dos nossos dados. Mas mesmo eles não estão livres e isso é confirmado pelas recentes falhas divulgadas por ambas as emrpesas. O Google Plus teve dados expostos e o Facebook também teve esse problema.

Ambos os problemas já foram resolvidos pelas empresas, mas o Facebook já divulgou uma forma de saber se os seus dados foram expostos pela rede social a hackers mal intencionados.

O ataque informático ocorreu na passada terça-feira a aproveitou uma falha no código da rede social para obter acesso a milhões de perfis da rede social. Segundo a explicação do Facebook, a vulnerabilidade no código foi encontrada numa funcionalidade que permite aos utilizadores visualizar o seu perfil como se fossem os visitantes ou amigos do seu perfil, o “View as”.

A vulnerabilidade permitiu aos hackers aceder ao acesso token, umas chaves digitais associados aos cookies que permite que você faça login apenas uma vez na rede social e sempre que aceder ao site, a sua conta já tem o login feito, que permitiu o acesso aos perfis dos utilizadores e à sua informação.

Felizmente, a investigação do Facebook percebeu que foram menos utilizadores os afetados pela falha, que em vez dos 50 milhões agora ronda os 30 milhões de utilizadores. Segundo o mais recente comunicado, as pesquisas de 29 milhões de utilizadores foram copiados, bem como a lista de amigo, grupos e os nomes das pessoas que falaram recentemente através do Messenger.

Segundo a investigação, que ainda não terminou, tudo começou com 15 milhões de utilizadores que tiveram o nome e a informação de contacto copiados, sendo que a partir daí houve mais 14 milhões de utilizadores com dados copiados.

Será que a minha conta foi copiada?

Para esclarecer os utilizadores da rede social, o Faceobok criou uma página onde fala sobre a falha de segurança e os dados que foram expostos com essa falha, sendo que também nessa ligação poderá visualizar se a sua conta foi afetada.

Se a sua conta não foi afetada, o Facebook refere que, até agora, não encontraram qualquer indicação de que a sua conta foi afetada, mas se encontrar, irão fazer reserve ao token e notificar essas contas. Desta forma, acalma um pouco os utilizadores de estarem sempre a irem verificar se a sua conta foi afetada pela falha de segurança.

Se, infelizmente, a sua conta for uma das afetadas, então é indicado que a sua conta foi afetada e quais os dados que foram expostos aos hackers. Principalmente a estes, convém ter em atenção algumas decisões futuras.

Fui afetado. O que devo fazer?

O TechCrunch relembra que convém estar atento a emails SPAM e tentativas de phishing, bem como chamadas de números desconhecidos, já que os dados de contacto podem ser vendidos.

Volto a referir para estar atento a tentativas de phishing, já que os dados roubados poderão ser usados para tentarem obter as suas contas e passwords de sites importantes.

Uma área que o TechCrunch refere e que deve ser encarado sério pelas pessoas afetadas é que os hackers conseguiram aceder a alguns dados biográficos e com esses dados poderão tentar responderem a perguntas de seguranças de contas importantes, como contas bancárias. Por isso, um concelho também interessante é que deve verificar os seus dados bancários e alterar as perguntas de segurança ou mesmo adicionar mais medidas de segurança, como uma dupla confirmação.

É verdade que podemos culpar o Facebook pela falha, mas também é verdade que o simples facto de andarmos pela internet aumenta o risco de isto acontecer em qualquer outro lado, por isso há certas medidas de segurança que apesar de serem referidas como conselhos para os afetados, TODOS os utilizadores da internet devem ter cuidado.

Artigos interessantes

Apple tem dificuldades para lançar novidades nos iPhones
Apple
23 Visualizações
Apple
23 Visualizações

Apple tem dificuldades para lançar novidades nos iPhones

Adriank Fructuoso - 19 de Fevereiro de 2019

Como todos sabemos, todos os anos temos variados eventos para lançamentos de inúmeros aparelhos, sendo um deles os telemóveis. A…

Xiaomi Mi 9: veja o vídeo que mostra tudo sobre o smartphone
Telemóveis
27 Visualizações
Telemóveis
27 Visualizações

Xiaomi Mi 9: veja o vídeo que mostra tudo sobre o smartphone

Bruno Peralta - 19 de Fevereiro de 2019

Já sabemos muitas informações sobre o novo smartphone da Xiaomi, mas agora surge um novo vídeo que que mostra o…

Samsung Galaxy S10: TV2 da Noruega divulga video publicitário antes do tempo
Destaques
47 Visualizações
Destaques
47 Visualizações

Samsung Galaxy S10: TV2 da Noruega divulga video publicitário antes do tempo

Bruno Peralta - 19 de Fevereiro de 2019

Os segredos são cada vez mais difíceis de guardar, principalmente quando tudo tem de estar pronto e se inicie as…

Comente

O seu email não será publico