A segurança dos nossos dispositivos digitais tem sido cada vez mais valorizada. Aprendemos, por exemplo, com o malware Pegasus, que até os iPhones podem ser infectados, levando a Apple a intensificar os seus esforços para proteger os seus utilizadores. A verdade é que não existem sistemas infalíveis, mas é possível limitar a superfície de ataque que os cibercriminosos podem explorar.
Os protocolos de comunicação que permitem realizar chamadas em aplicações como o WhatsApp podem ser um alvo atraente para os cibercriminosos, que dedicam grandes esforços a encontrar vulnerabilidades que lhes permitam obter potenciais vítimas. Perante esta realidade, a Meta decidiu agir e apresentou uma nova característica de segurança para a popular aplicação de mensagens.
Ocultar o IP no WhatsApp
A mais recente novidade do WhatsApp para proteger melhor os seus utilizadores é a possibilidade de ocultar o nosso endereço de IP. Trata-se de uma opção avançada, mas que pode ser configurada em poucos passos.
As endereços de IP servem para distinguir os dispositivos entre si, mas também apresentam desafios a nível de segurança, pois aumentam a exposição a ataques informáticos. As direções IP podem conter informações sensíveis que podem ajudar a revelar a nossa localização geográfica ou o provedor de Internet que estamos a utilizar.
No caso do WhatsApp, os cibercriminosos poderiam utilizar estes dados para realizar certos ataques. A aplicação de mensagens, agora, oferece uma camada adicional de segurança às outras já implementadas, como a encriptação de extremo a extremo, para nos proteger melhor. A ocultação de endereços de IP já começou a ser implementada tanto em iOS como em Android.
Como Ocultar o IP no WhatsApp?
No iPhone, basta clicar no canto inferior direito da aplicação. Depois, navegue através de “Privacidade” > “Avançada” > e ative a opção “Proteger o IP nas chamadas”. No Android, clique nos três pontos no canto superior direito e procure “Configurações”. Depois, navegue através de “Privacidade” > “Avançada” e ative a opção “Proteger o endereços de IP nas chamadas”.
Uma vez ativada esta funcionalidade, a aplicação de mensagens compactará a informação das chamadas através de servidores intermediários que ocultarão o IP original entre os dispositivos participantes da comunicação. Em todo o processo, a encriptação de extremo a extremo continuará presente, mas limitará a superfície de ataque de possíveis atores maliciosos.
A segurança digital é uma preocupação crescente e, neste contexto, o WhatsApp tem vindo a implementar várias medidas para reforçar a segurança dos seus utilizadores. A mais recente, a ocultação do endereço de IP, é um passo importante para proteger a privacidade dos utilizadores e limitar a superfície de ataque dos cibercriminosos.
Na minha opinião, esta é uma medida positiva e necessária, dada a quantidade de informação sensível que é partilhada através desta aplicação de mensagens. No entanto, é importante lembrar que a segurança digital não depende apenas das medidas implementadas pelas empresas, mas também do comportamento dos próprios utilizadores.
Fonte: Facebook