A Microsoft está determinada a revolucionar o mundo dos videojogos em nuvem, permitindo que os utilizadores possam jogar jogos de PC em qualquer dispositivo, sem terem de se preocupar com as especificações do hardware dos seus computadores. Este é um enorme passo em frente para a empresa norte-americana e um grande avanço no mundo do gaming.
Tudo começou quando o CEO da Microsoft, Satya Nadella, pediu que Phil Spencer, Kareem Choudhry e Sarah Bond considerassem a possibilidade de tirar partido dos servidores da Azure para transmitir jogos para a plataforma Xbox Cloud Gaming. Esta foi uma jogada astuta, pois permitiu que a Microsoft combatesse a pressão que estava a sentir dos seus concorrentes, como a Google e a Amazon.
A ideia da Microsoft é tornar o gaming mais acessível e democrático para todos, independentemente da localização física do jogador ou das limitações do hardware do computador. A Xbox Cloud Gaming é uma plataforma que permite aos jogadores acederem aos seus jogos, onde quer que estejam e em qualquer dispositivo, desde que tenham uma ligação à Internet.
Um dos primeiros passos da Microsoft é permitir que os jogadores possam jogar jogos de PC na sua plataforma Xbox Cloud Gaming, tirando partido da vasta biblioteca de jogos disponíveis para esta plataforma. Será restabelecida a ligação entre as consolas Xbox e os computadores, permitindo que os jogadores possam transmitir jogos para o seu ambiente de trabalho, tablets e telefones.
“Parece que eles terão uma vantagem porque o seu material é mais genérico Linux VMs + Network… Mas presumo que faremos o mesmo para Game Pass PC certo?” perguntou Nadela. Spencer respondeu rapidamente em pouco mais de uma hora para expor as suas ideias sobre o Stadia (Já descontinuado) e confirmar que a Microsoft está a trabalhar numa solução Azure para streaming de jogos nativos para PC a partir da nuvem.
“O Google tem a capacidade de reutilizar o seu hardware em nuvem Linux e, sim, à medida que transmitimos jogos nativos para PC a partir de um SKU de GPU Azure, teríamos mais cenários de reutilização para recuperar custos”, disse Spencer, referindo-se à capacidade de oferecer um branco semelhante.
“Phil está correto. Sarah e eu, em parceria com a equipa de Jason, estamos a conduzir um Azure SKU adequado… como parte de uma série que atenderá à procura do cliente que vemos externamente para IAAS e para executar a nossa pilha de streaming de PC xCloud”, disse Choudhry na cadeia de e-mail.
O trabalho na Xbox Cloud Gaming desacelerou no ano passado dentro da Microsoft. A Microsoft prometeu anteriormente que a Xbox Cloud Gaming ofereceria suporte à sua biblioteca de jogos existente até ao final de 2022 , mas isso nunca aconteceu. A Microsoft também cancelou os planos de lançar uma versão de assinatura dedicada do Xbox Cloud Gaming.
Fonte: LapTopMag