Segundo analistas a Rússia pode estar a vencer a Ucrânia na guerra eletrónica

À medida que a guerra russa na Ucrânia continua a arrastar-se, as técnicas de guerra eletrónica podem estar a dar vantagem às forças russas, de acordo com alguns analistas de inteligência. Na última fase da guerra, que agora está a entrar no sexto mês de combate, vários observadores notaram que os sistemas eletrónicos russos (EW) estão a desempenhar um papel enorme no que diz respeito à guerra.

A designação EW refere-se a uma variedade de sistemas de hardware e software que podem bloquear, intercetar ou localizar as comunicações inimigas.

Em junho, a Associated Press informou que esses sistemas estavam a começar a ser mais usados ​​no leste da Ucrânia, onde as linhas eram mais curtas e assim permitiam que as tropas russas se aproximassem do equipamento EW especializado no campo de batalha. As autoridades ucranianas disseram à AP que o bloqueio por GPS de sistemas de orientação de drones representava uma ameaça “bastante grave” à sua eficácia.

Uma nova análise publicada no Spectrum, uma publicação produzida pelo Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), também argumenta que, embora o EW não tenha desempenhado um papel decisivo na invasão, está agora a ajudar o ataque da Rússia.

“Os especialistas há muito elogiam a Rússia por terem algumas das unidades EW mais experientes e mais bem equipadas do mundo”, escreve Bryan Clark, diretor do Centro de Conceitos e Tecnologia de Defesa do Instituto Hudson. “Então, nos primeiros dias da invasão de 24 de fevereiro, os analistas esperavam que as forças russas ganhassem rapidamente o controlo e de seguida dominassem tudo.

No entanto, escreve Clark, que agora as tropas russas controlam mais território na Ucrânia e recorrem cada vez mais a “táticas de cerco” em torno das cidades ucranianas e com isso o EW está a começar a entrar em ação. Num exemplo, as tropas russas conseguiram bloquear as comunicações dos drones ucranianos, impedindo-os de identificar efetivamente a artilharia russa. Enquanto isso, as técnicas de intercetação permitem que as forças russas localizem e possam alvejar a artilharia ucraniana, reforçando ainda mais a sua vantagem numérica significativa em termos de poder.

Fonte: Spectrum

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui