Second Life, um mundo virtual criado pela empresa americana Linden Lab, foi lançado em 2003 e tem experimentado uma popularidade decrescente ao longo dos anos. Apesar da sua relativa obscuridade actual, esta experiência tecnológica continua activa para os utilizadores de PC e está prestes a expandir-se para mais utilizadores.
Second Life proporciona aos utilizadores uma experiência única à medida que exploram o seu mundo 3D, constroem conteúdos utilizando ferramentas como linguagem de scripting e conversam com outros jogadores em tempo real.
Num vídeo publicado no fórum da comunidade Second Life, a Linden Lab revelou alguns detalhes do aplicativo móvel que já está em desenvolvimento na plataforma Unity, um dos mais famosos motores gráficos para videojogos, o que irá facilitar a sua distribuição tanto no iOS como no Android.
O vídeo também mostra algumas cenas do jogo em que as personagens e ambientes tridimensionais são visíveis, o que será feito o mais parecido possível com a versão desktop.
Embora o desenvolvimento ainda esteja numa fase inicial, a Linden Lab, empresa que desenvolve o Second Life, está empenhada em fornecer uma experiência móvel completa e promissora. Nesse sentido, a empresa planeja transferir todos os dados e informações existentes dos jogadores da versão desktop para a versão móvel, garantindo aos utilizadores a possibilidade de aproveitar ao máximo o que o popular mundo virtual tem a oferecer, mesmo quando estão longe de seus PCs.
Esta será sem duvida uma segunda vida para o Second Life. Este é certamente o trocadilho mais adequado para esta plataforma de jogos que, apesar de ter visto as suas ambições significativamente reduzidas, viu até à data a criação de 73 milhões de contas com um número de utilizadores ativos mensais a chegar aos incríveis 900.000 durante o tempo da pandemia.
E tendo em conta a forte aposta que está a existir para o Metaverso, este pode ser um passo para que o Second Life volte a ter protagonismo, já que consideramos que este jogo é o pioneiro no que hoje conhecemos como “Metaverso”, como já referimos diversas vezes quando explicamos o que Metaverso significa.