Se aceitar ver anúncios nas apps do Google Play vão ser recompensado

A Google lançou os Rewarded Products, que permite incluir vídeos publicitários em aplicações gratuitas. Trata-se de uma nova ferramenta oficial para os criadores de aplicações para o universo Android rentabilizarem as suas aplicações, uma vez que as apps do Google Play vão dar recompensas a quem aceitar ver anúncios. “Ação monetizada” será a expressão para designar este tipo de “publicidade”.

Para os programadores este é um meio de ganhar algum dinheiro e para quem joga é uma forma de ganhar acesso a recompensas (moeda virtual, itens do jogo e outros benefícios) dispensando apenas alguns segundos do seu tempo: tudo de forma oficial, mais fácil de integrar, além de ser mais uma alternativa aos anúncios convencionais.

O sucesso dependerá, em última análise, do nível de aceitação dos utilizadores a este tipo de conteúdo e da forma como for percecionada a necessidade de ver o conteúdo. Como sublinha o TechCrunch, até no exemplo que a Google partilha no blog onde anunciou a novidade, que serve para ilustrar uma boa prática de design num vídeo deste tipo, o conteúdo não deixa de ser uma interrupção à experiência de jogo, entre níveis, que se apodera de todo o ecrã do smartphone. É intrusivo, mas pode fazer sentido se a recompensa melhorar a experiência.

Os novos Rewarded Products podem ser integrados em qualquer aplicação que use o Google Play Billing Library ou a interface AIDL, a partir da Consola Google Play.

Ainda não é claro como é que estes novos vídeos serão inseridos, muito menos qual é a frequência que será utilizada. A novidade pode ser vista como algo aborrecido mas é a garantia de que apps e jogos gratuitos possam continuar a existir.

Com tantas notícias sobre crianças que acumularam contas enormes através de compras na app, esta pode vir a ser parte da solução.

Fonte: The Inquirer

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here