Satélites Starlink de Elon Musk estão a ajudar a Ucrânia a vencer a guerra dos drones

Elon Musk e SpaceX estão ajudar o povo ucraniano a permanecer online durante a turbulência territorial vivida no país. Adicionalmente, os satélites da Starlink estão a actuar como elementos vitais nas operações da unidade de drones de elite da Ucrânia.

A unidade de reconhecimento aéreo especializada Aerorozvidka opera drones modificados com câmeras térmicas capazes de visualizar e identificar o armamento russo durante a noite. Centenas de “alvos prioritários”, incluindo tanques russos, caminhões de comando e outros veículos, foram destruídos em ataques nocturnos.

Com esta tecnologia, os drones podem ser direccionados para lançar munições de anti-ataque, de modo a evitar o avanço do país opositor. “Se usarmos um drone com visão térmica à noite, o drone deverá conectar-se através do sistema Starlink à artilharia e criar uma aquisição de alvos”, declarou um líder da Aerorozvidka.

O sistema de internet Starlink garante que as equipas de drones vão funcionar, independentemente se houver falta de ligação à internet ou falta de energia – algumas das adversidades que estão a acontecer actualmente em território ucraniano, um país devastado pela guerra.

De acordo com Yaroslav Honchar, comandante da unidade militar em Kiev, as forças russas observam todos os movimentos durante a noite e normalmente escondem os seus tanques entre casas, onde a artilharia convencional não consegue alcançá-los.

No entanto, a unidade de drones de elite, composta por dezenas de esquadrões de pilotos de drones experientes, consegue facilmente localizar os potenciais alvos.

A implementação dos satélites foi bem-sucedida na defesa da nação devastada pela guerra. Elon Musk referiu que a SpaceX enviará mais estações de satélite Starlink para fornecer internet a algumas das cidades mais atingidas da Ucrânia.

A parceria da Ucrânia com a Starlink foi reforçada quando o vice-primeiro-ministro da Ucrânia, Mykhailo Fedorov, solicitou a Elon Musk, na plataforma do Twitter, para fornecer satélites da Starlink.

Fonte: itechpost

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui