Satélite europeu faz primeira entrada descontrolada na Terra em 25 anos

satélite

O satélite Goce da Agência Espacial Europeia (ESA, em inglês) voltou à Terra, ficando completamente destruído no processo de entrada na atmosfera. De acordo com as estimativas, os resíduos deverão ter caído entre o leste asiático, a zona oeste do Pacífico e a Antártica, tratando-se do primeiro regresso descontrolado registado pela ESA nos últimos 25 anos.

A queda do satélite, conhecido como “Ferrari do Espaço” por causa do seu design, era inevitável a partir do momento em que ficou sem combustível.

A missão, que tinha como objetivo fazer um mapeamento específico do planeta relacionado com níveis de gravidade, operou sempre numa órbita de apenas 224 quilómetros de altitude, a mais baixa na história. Por isso, precisava constantemente de ligar o motor para manter a sua rota.

A ESA admite que pelo menos um quinto da massa do Goce deverá ter sobrevivido à queda. O seu sofisticado gradiómetro, utilizado para fazer medições gravitacionais, incorporava alguns elementos que deverão ter resistido ao processo de incineração natural.

Os controladores do satélite viram-no pela última vez este domingo (10), pelas 22H42 (GMT), quando o Goce passou a 121 quilómetros por cima da Antártida. O dispositivo guardou as últimas gotas de combustível para direcionar a sua rota em direção ao oceano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui