Satélite chinês capta fotografias a partir da órbita da Lua

O satélite de comunicações chinês Queqiao chegou à órbita da Lua após uma viagem espacial de 20 dias. O seu companheiro de viagem, o microsatélite Longjiang-2, começou de imediato a cumprir uma das suas funções e captou diversas fotografias esplêndidas. Estas fotografias incluem fotografias do nosso planeta visto a partir da Lua, mas também da superfície lunar.

O satélite Queqiao é uma componente essencial da missão futuro missão chinesa Chang’e 4. Esta missão irá consistir no lançamento de um veículo para exploração do lado negro da lua. O satélite Queqiao será o ponto de comunicação permanente entre a missão e o planeta Terra. É esperado que a missão seja lançada ainda este ano de 2018, provavelmente em Dezembro.

O satélite Queriao não foi lançado sozinho

Este satélite de comunicações levou um par de companheiros, os microssatélites Longjiang-1 e o Longjiang-2. Devido a problemas técnicos, o Longjiang-1 não saiu da órbita do planeta Terra. Porém, o seu companheiro 2 seguiu viagem e já se encontra na órbita da Lua.

Este satélite, apesar de não ser essencial para a missão, acaba por ser um complemente de interesse científico e mediático. O microssatélite está equipa com uma câmera óptica de produção Saudita que já está a captar fotos a partir do espaço. A Administração Espacial Nacional Chinesa lançou três destas fotos a 14 de Junho. Uma delas mostra o Mare Imbrium na Lua.

A missão deste microsatélite não é apenas fotografar

Para além da captação de fotografias, este microssatélite também terá a função de auxiliar em experiências científicas relacionadas com rádio. Fora da ionosfera do planeta Terra, o satélite irá produzir experiência de rádio em baixa frequência.

O próximo passo da missão será testar a antena de Queqiao

O próximo passo da missão chinesa será testar a antena parabólica de 4 metros no principal dos satélites, o Queqiao.

Fonte

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here