Sandbox de privacidade da Google começa a ser implementada

A Google começou a lançar a sua nova plataforma de publicidade baseada em interesses, chamada Privacy Sandbox, transferindo o rastreamento dos interesses do utilizador através de cookies de terceiros para o navegador Chrome. A notícia lê-se na PC Mag.

Ao iniciar o navegador Google Chrome, os utilizadores verão agora um alerta intitulado “Privacidade melhorada de anúncios no Chrome” que descreve brevemente a nova plataforma de anúncios. “Estamos a lançar novas funcionalidades de privacidade que oferecem mais opções sobre os anúncios se vêm”, diz o novo alerta do Chrome.

“O Chrome anota tópicos de interesse com base no seu histórico de navegação recente. Além disso, os sites que o utilizador visita podem determinar aquilo de que se gosta. Posteriormente, os sites podem solicitar essas informações para mostrar anúncios personalizados. E cada um pode escolher quais os tópicos e sites que serão usados para exibir determinadas publicidades”, acrescenta a notícia.

Privacy_Sandbox_Logo

Este alerta disponibiliza dois botões: “Entendi” e “Configurações”, que muitos se queixam que são confusos e enganosos, já que a nova plataforma de publicidade vai funcionar no Google Chrome independentemente do botão em que se clicar.

O Google introduziu inicialmente a Privacy Sandbox em 2019 como uma solução de código aberto para melhorar a privacidade do utilizador na web. Desde então, a empresa afirma ter colaborado com pessoas como editores, fornecedores de tecnologia de publicidade e consumidores para projetar e criar soluções para atingir esse objetivo.

As tecnologias Privacy Sandbox darão aos sites diferentes maneiras de exibir anúncios direcionados que não exigem o rastreamento de cada movimento do utilizador. A tecnologia minimiza a quantidade de dados recolhidos sobre a pessoa e, em última análise, mantém esses dados mais privados. A tecnologia em causa também permite que os utilizadores tenham maior controlo sobre os tipos de anúncios que veem.

A empresa disponibilizou a API da tecnologia para desenvolvedores em julho.

Fonte: PC Mag

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui