Samsung revoluciona com a estreia do SSD 990 EVO na Gen5

A Samsung anunciou recentemente o lançamento da SSD 990 EVO, a primeira solução de armazenamento interno da empresa que suporta a interface PCIe 5.0. Esta é a sucessora da série 970 EVO Plus, lançada há alguns anos para a interface PCIe 3.0, e promete melhorias de desempenho de até 43%.

A SSD 990 EVO oferece velocidades de leitura sequencial que chegam a 5.000 MB/s e velocidades de escrita de até 4.200 MB/s. O desempenho em leitura e escrita aleatórias alcança até 700K e 800K IOPS, respectivamente. Embora esses não sejam valores de desempenho que impressionem, é importante salientar que esta é uma renovação da série económica da Samsung.

Um dos destaques da SSD 990 EVO é a sua dupla compatibilidade nativa com a interface PCIe Gen4 x4 e também Gen5 x2. Curiosamente, a Samsung, tal como outras grandes empresas do sector das SSD, ainda não tinha feito a transição para a PCIe Gen5, seja por razões comerciais ou devido à questão das temperaturas.

No entanto, com a SSD 990 EVO, não haverá problemas com a temperatura. Graças ao seu design, que coloca todas as memórias numa única face, esta SSD pode ser montada sem a necessidade de refrigeração activa tanto em desktops como em portáteis ou ultraportáteis. Além disso, a Samsung destaca a melhoria da eficiência energética, que a empresa situa em 70%, e a compatibilidade com a função Modern Standby em computadores com Windows, o que deve melhorar a autonomia.

A SSD 990 EVO é uma solução no formato M.2 2280 que inclui memórias próprias de tripla camada Samsung V-NAND 3-TLC e também um controlador produzido pela empresa. Suporta AES de 256 bits e TCG/Opal e inclui gratuitamente o software Samsung Magician para controlo da unidade, informação de vários parâmetros e actualização do firmware.

A Samsung oferece cinco anos de garantia para estas unidades e um grau de resistência em terabytes escritos (TBW) de 600 e 1200 TB, respectivamente. A SSD 990 EVO está disponível em duas versões, de acordo com a capacidade de armazenamento: 1 TB por 124,99 dólares e 2 TB por 209,99 dólares.

No entanto, acredita-se que a Samsung terá de ajustar esses preços em breve, uma vez que as SSD 990 Pro de gama superior estão mais baratas no canal de retalho e podem ser encontradas por 109 euros (1 TB) e 200 euros (2 TB).

Fonte: Samsung

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui