Samsung: Novo sensor de 50 megapixels quer melhorar smartphones baratos

A Samsung está ultrapassando os limites novamente no que se refere aos tamanhos de pixel com o seu mais recente sensor de câmara para smartphone. O Isocell JN1 comporta 50 megapixels num formato minúsculo de 1/2,76 polegadas para um tamanho de pixel de apenas 0,64 micrômetros.

Isso é consideravelmente menor do que os pixels de 0,7 micrômetro constatados no seu sensor Isocell Slim GH1 de 43,7 megapixels lançado em 2019. “O novo Isocell JN1 de 0,64 μm vai ser capaz de apetrechar os smartphones mais elegantes com fotos de telemóveis de ultra-high resolução”, disse o Vice-presidente executivo de Eletrônicos da Samsung, Duckhyun Chang.

O sensor de pequena dimensão vai ser útil para as configurações de várias câmaras, permitindo que os designers de smartphones usem o sensor para câmaras frontais, ultra-panorâmicas, telefoto ou câmara padrão, dependendo da configuração e da resolução exigidas. Isso também reduzirá a espessura dos módulos da câmara em cerca de 10%, garantiu a Samsung.

O problema com os pixels minúsculos é que eles não conseguem captar tanta luz quanto os pixels maiores. Portanto, para fotografar em pouca luz, o sensor combina quatro pixels em um, aumentando a luz em quatro vezes e reduzindo a resolução do sensor para 12,5 megapixels. Além disso, ele usa a nova tecnologia Isocell 2.0 da Samsung que substitui as barreiras de metal entre os filtros de cor por um material que reduz a perda de luz, aumentando a sensibilidade em até 16%.

O novo sensor também incorpora o foco automático “double super PD” (phase detect) da Samsung com duas vezes a densidade de pixels de deteção de fase, melhorando o desempenho do AF em situações de pouca luz. O novo sensor também suporta vídeo 4K a 60 fps ou full HD a 240 fps. A Samsung disse que o JN1 encontra em fase de produção em massa, pelo que se espera que apareça nos novos smartphones brevemente.

Fonte: Samsung

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here