O Samsung ISOCELL HP2 é um novo sensor de câmera de 200 megapixels cujas especificações correspondem exatamente ao que dizem estar no Galaxy S23 Ultra. Isto inclui um tamanho de 1/1,3” e 0,6 micrômetro (μm). Este foi anunciado apenas algumas semanas antes do lançamento do Galaxy S23 Ultra a 9 de fevereiro.
A Samsung produz sensores de 200 megapixels há vários anos, mas até agora ainda não incluiu um sensor de alta resolução nos seus próprios smartphones principais. O Galaxy S22 Ultra do ano passado, por exemplo, incluiu um sensor de 108 megapixels na sua câmera principal, mas o seu novo sensor quase dobra a resolução.
“Não se trata apenas de grandes números, mudar para sensores com maior número de pixels traz benefícios reais de qualidade de imagem. Nesta corrida de megapixels, trata-se de binning de pixels. A Samsung já emprega isso com o seu sensor de 108 megapixels, e tirar uma foto de alta resolução não é o objetivo, em vez disso prefere combinar pixels individuais em configurações de quatro por quatro ou dois por dois.”
O agrupamento de pixels aumenta o seu tamanho efetivo, permitindo que eles consigam obter mais luz e maiores detalhes. Portanto, o ISOCELL HP2 pode agrupar cada quatro pixels para torná-los efetivamente de 1,2 μm de tamanho e produzir imagens de 50 megapixels, ou bin 16 para pixels ainda maiores de 2,4 μm e imagens de 12,5 megapixels. Este modo de 1,2 μm é usado para gravar vídeos de 8K a 30fps, e também o sensor suporta filmagens em 4K HDR a 60fps.
Longe das especificações extraordinárias, o sensor usa uma nova tecnologia que a Samsung está a chamar de “Dual Vertical Transfer Gate”, que ajuda o sensor a reduzir a superexposição e produzir cores melhores em condições de muita luz. Entretanto, em condições de pouca luz, está equipada com o “Super QPD” para uma focagem automática mais rápida.
A Samsung diz que o novo sensor já entrou em produção em massa, o que leva a querer que está bem a tempo do lançamento do seu próximo smartphone principal.
Fonte: Samsung