Samsung investe no maior centro de fabricação de chips do mundo

O maior centro de fabricação de chips do mundo será construído em Seul e será composto por cinco fábricas de última geração e 150 empresas nacionais e estrangeiras. A Samsung respondeu ao apelo do governo, pretendendo fazer da Coreia do Sul um país líder em semicondutores, com o compromisso de investir um total de 215 mil milhões de euros no projeto ao longo dos próximos 20 anos.

A estratégia de Seul deve ser entendida como uma resposta aos recentes desenvolvimentos no mercado global de semicondutores. Por um lado, Taiwan tem atraído um grande número de participantes da indústria, graças aos seus substanciais investimentos em infraestruturas de alta tecnologia. Por outro lado, os Estados Unidos aprovaram recentemente o CHIPS Act, que prevê financiamentos às empresas do setor semicondutor, visando impulsionar a sua capacidade local de produção de chips.

Neste cenário competitivo, a Holanda também entrou em jogo ao proibir recentemente a venda de tecnologia de produção de semicondutores para a China. Esta decisão tem como objetivo explorar o profundo conhecimento e expertise dos holandeses no setor de semicondutores e estabelecer uma posição estratégica no mercado global.

O Ministério do Comércio, Indústria e Energia da Coréia do Sul explicou que “o mega cluster será a base do nosso ecossistema de semicondutores”. Irá estar ligada aos centros de produção existentes nas várias regiões do país para tornar unívoca toda a cadeia de abastecimento, desde as fundições até ao cliente final. Um projeto de €2,3 bilhões para desenvolver semicondutores de próxima geração deve ter inicio em 2030.

“O governo, em colaboração com as empresas, irá promover o salto para se tornar o país líder em semicondutores através do maior cluster orgânico e ecossistema do mundo.”

Outros planos da Samsung

Paralelamente, a Samsung anunciou novos investimentos de 43,2 bilhões de euros ao longo de 10 anos “para aumentar a competitividade das empresas locais e dos ecossistemas industriais […] apoiando o desenvolvimento regional equilibrado”. As operações serão conduzidas por todas as divisões do Grupo, incluindo Samsung Electronics e Samsung Display. Entre estes:

  • Pesquisa e desenvolvimento de semicondutores;
  • Produção de displays OLED e Quantum Dot;
  • Produção de baterias;
  • Difusão de tecnologia avançada para a produção de smartphones em algumas fábricas do país;
  • Expansão da produção de eletrodomésticos inteligentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui