Samsung Galaxy S10 5G chega à Europa, mas não a Portugal

Já existem smartphones que suportam a mais recente tecnologia de comunicações 5G, no entanto, a implementação desta novidade no mercado não está a ser tão célere como esperado e, nesse caso, destacamos Portugal, que apesar de as principais operadoras já terem demonstrado em testes que estão preparados, ainda não há data paraque o 5G fique disponível em Portugal.

No entanto, as fabricantes de smartphones já começam a lançar alguns produtos para este novo mercado e a Samsung, com o seu topo de gama Galaxy S10, vai chegar finalmente à Europa no final de junho. No entanto, como em Portugal ainda não há 5G implementado, não chegará a Portugal.

Então e quando é que o 5G chega a Portugal?

Tem-se falado muito nos custos da implementação da tecnologia e esse deve ser a grande condicionante. O exemplo disso mesmo é a disponibilização do 5G na Coreia do Sul e nos EUA, que chegou ao consumidor a um preço superior que nem todos terão interesse em fazer esse upgrade.

Quanto a Portugal, ainda não há qualquer data. A Vodafone já instalou a primeira antena 5G, no entanto, para o 5G ser efetivo é necessário que a ANACOM estaleça quais as frequências que irão ser utilizadas para isso, o que apenas se iniciou este ano, segundo o ANACOM.

Segundo a ANACOM, a faixa dos 700 MHz é a frequência que a União Europeia quer utilizar par ao 5G, que é a frequência adequada para que chegue a grande parte dos utilizadores, inclusive nas zonas rurais, no entanto, neste momento é a frequência que utiliza o TDT, portanto há alterações a fazer.

Além dos 700 MHz, a ANACOM também quis perceber o interesse das operadoras por outras frequências, como o 450 MHz, 900 MHz, 1500 MHz, 1800 MHz, 2,1 GHz, 2,6 GHz, 3,6 GHz e 26 GHz.

Apesar de já ter terminado a consulta pública sobre este interesse, a ANACOM ainda não divulgou qualquer comunicado sobre o assunto, portanto ainda não há expetativas para quando é que o 5G chegará ao mercado, no entanto, alguns especialistas apontam para 2020 a chegada efetiva do 5G ao mercado português.

Samsung Galaxy S10 5G Especificações

  • Dimensões: 162,6×77,1×7,94mm
  • Peso: 198g
  • Ecrã Infinity O Display curvo AMOLED de 6,7 polegadas e rácio 19:9
  • Resolução QuadHD+
  • Processador Qualcomm Snapdragon 845
  • RAM: 8GB
  • ROM: 256GB
  • Câmara traseira: hQVGA 3D Depth Sensitive + 16MP UltraWide com abertura f/2.2, FF + 12MP Dual Pixel Wide com abertura f/1.5 e f/2.4+ 12MP OIS Telephoto com abertura f/2.4 + 10MP Dual Pixel AF de f/1.9
  • Câmara frontal: 10MP Dual Pixel com abertura f/1.9 + hQVGA 3D Depth Sensing
  • Fast Wireless Charging 2.0
  • Wireless PowerShare
  • USB-C
  • Sensor de impressões digitais integrada no ecrã Supersónico
  • Face Recognition 2D
  • Bateria de 4100 mAh

Com a chegada do Huawei P30 Pro, a Huawei posicionou-se na liderança do ranking DxOMark com três dos seus smartphones no ranking Top 3 do site, já que o Huawei P30 Pro regisotu 112 pontos, enquanto o Huawei Mate 20 Pro e o Huawei P20 Pro registaram 109 pontos. Agora, o novo Samsung Galaxy S10 5G foi a testes no DxOMark e “colou-se” ao Huawei P30 Pro na liderança do ranking.

O interessante é que o Galaxy S10 5G é o primeiro smartphone a atingir a marca dos 100 pontos de vídeo do DxOMark. E enquanto a pontuação geral do teste de câmara coloca a oferta da Huawei no topo, o P30 Pro é um pouco melhor devido à sua lente teleobjetiva de 5x, o mais recente smartphone topo de gama da Samsung supera o P30 Pro nas pontuações de vídeo e selfie, colocando-o com a mesma pontuação geral do Huawei P30 Pro.

“A maior mudança é que a Samsung modificou o modo de gravação de vídeo padrão para a resolução 4K, o que ajuda a melhorar as pontuações de textura, ruído e artefatos do telefone”, escreve DxOMark. “A área de foto também fica alta, em grande parte porque a Samsung mudou a lente primária usada para retratos aprimorados por bokeh, desde a lente grande angular até à teleobjetiva (você ainda pode usar a grande angular, se preferir). Isso ajuda a reduzir a distorção causada pelo disparo de retratos em uma distância focal curta.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here