Samsung é recordista em dinheiro gasto em publicidade

Red Magic 5G

Apple vs SamsungA Apple dominou e mudou o mercado das tecnologias nos últimos anos, mas recentemente outra marca tem imposto o seu domínio, não pelos produtos especialmente inovadores, mas pelo dinheiro que gasta em publicidade. Falamos, claro está, da Samsung.

A Apple mudou a forma como se encaravam os smartphone quando lançou o iPhone. Mesmo quando apresentou o iPad, não havia nada igual no mundo. Até o iOS transformou a relação e a experiência do utilizador com o dispositivo. Segundo a Forbes a Apple foi colocada de lado, e é a Samsung que está a mudar as regras do jogo, mas de uma forma completamente diferente.

Para Adam Hartung, colaborador da Forbes, apesar de bastante populares os smartphones da Samsung não estão a mudar o mercado. A apresentação do Galaxy S4 foi ao estilo daquilo que a Apple nos habituou e conseguiu gerar muita discussão à sua volta, mas isso não é o suficiente.

Se verificarmos o mercado dos tablet, a Samsung não alcança neste segmento o mesmo sucesso que consegue com os smartphones, ou seja, também aqui não fez alterações substanciais no mercado. Para Hartung, são o marketing massivo e o orçamento publicitário da Samsung que estão a revolucionar o mercado  das tecnologias. Durante o ano de 2012 a Samsung gastou 4 mil milhões de dólares em campanhas publicitárias.

Hartung diz que a empresa tem por base o mesmo sistema operativo Android que várias outras empresas concorrentes usam nos seus smartphones e tablets e que os seus produtos são equiparáveis aos da Apple, mas não superiores de forma substancial. Mesmo sendo mais baratos não é essa a principal razão para os consumidores compram os produtos da Samsung.

Empresas como a Apple e a Microsoft estão associadas a campanhas de marketing mais agressivas e são as que gastam mais dinheiro em publicidade, mas a Samsung durante o ano de 2012 gastou quatro vezes mais do que a Apple. O resultado foi uma mudança drástica na forma como os consumidores vêm os produtos da sul-coreana, transformando-a na maior vendedora de smartphones do mundo.

A seguir à Samsung, as empresas que mais gastam em publicidade  são a Coca Cola e a Microsoft. Apple e HP gastaram sensivelmente o mesmo e estão na 4ª posição.

Samsung publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here