A regra é simples: não desbloqueie o bootloader do seu novo Samsung Galaxy Fold 3 caso não tenha o conhecimento do que está a fazer, ou pode simplesmente se arrepender.
De acordo com o XDA-Developers, o dispositivo dobrável mostra um aviso quando o usuário tenta desbloquear o seu bootloader, informando que isso “fará com que a câmara seja desativada e pode fazer com que seus telemóveis e aplicativos parem de funcionar corretamente”. Na verdade, isso é exatamente o que acontece quando você prossegue com o processo para obter root access para modificar o software do dispositivo.
Depois de desbloquear o bootloader, o usuário vai aperceber que o aplicativo da câmara padrão vai deixar de funcionar. O que significa que não poderá mais usá-lo para tirar fotos e os aplicativos do seu temóvel que usam a câmara também não poderão acedê-lo.
Esses aplicativos – sim, incluindo aplicativos de câmara de terceiros – apenas permanecem escuros ou perdem o tempo depois de um tempo, então não há solução alternativa. Na verdade, todos os recursos relacionados à câmara vão deixar de funcionar, incluindo o reconhecimento facial.
Ao ser contactado no sentido de obter uma declaração da Samsung soube-se que a empresa prefere não fazer qualquer comentário de momento. Conforme observa a publicação, a Samsung sempre dificultou o root em seus telefones: modificar o software do dispositivo já anula a sua garantia e mata o Samsung Pay.
No entanto, este é o próximo nível de proteção – e talvez o mais eficaz – considerando que a maioria das pessoas atualmente usa seus telemóveis como câmaras. O XDA diz que travar novamente o bootloader também reativará a câmara do Galaxy Fold 3, então nem tudo será perdido se o usuário decidir experimentá-lo e procurar por uma solução por conta própria.
Fonte: Engadget