Samsung aposta nos TecTiles para promover a tecnologia NFC

As fabricantes de telemóveis reconhecem no Near Field Communication uma capacidade que não tem correspondência na vida real. Basta ver quantos telemóveis são lançados com NFC e o número de ações que os utilizadores podem realmente fazer com os dispositivos.

Os pagamentos através dos telemóveis são a grande esperança das marcas que apostam nesta tecnologia de comunicação sem fios. Mas a Samsung decidiu fazer uma aposta diferente. A empresa sul-coreana lançou os TecTiles,  pequenos azulejos que podem ser programados com diversas funções, interagindo depois com os dispositivos móveis segundo o modo como foi programado. Como refere o AllThingsD, a colocação de um TecTile à porta de uma sala de conferências com a programação de colocar em silêncio todos os dispositivos compatíveis que por ali passarem, simplificaria com apenas uma gesto uma ação que centenas teriam de executar individualmente através de um processo mais demorado. Este é apenas uma das múltiplas hipóteses que os quadrados com NFC iriam permitir.

Pode também programar o azulejo para que sempre que passa lá o telemóvel, ele ative ou desative o alarme. Cole o TecTile na mesa de cabeceira ao lado da cama e com apenas um gesto fica a acordar a tempo e horas. Para que todo o processo funcione, os utilizadores precisam de descarregar uma aplicação gratuita que facilita a comunicação entre os diferentes dispositivos, assegurando ao mesmo tempo os níveis de segurança das ações. “O lançamento dos Samsung TecTiles é mais um exemplo da habilidade que a empresa tem, inovando em novos produtos e aplicações que melhorem a maneira como nós usamos os dispositivos móveis nas tarefas do dia a dias”, referiu Dale Sohn, presidente da Samsung Telecommunications America, em comunicado.

Também conhecidos como tags, os marcadores podem facilitar a partilha social de conteúdos, a partilha de posições relacionadas com estabelecimentos comerciais, e pode no futuro ser aplicado ao universo dos jogos. O vídeo em inglês que se segue explica como funciona todo o processo:

A Samsung vai comercializar os autocolantes em pacotes de cinco e o preço rondará os 12 euros. A chegada aos diferentes mercados mundiais deverá acontecer de forma faseada, não havendo para já nenhuma informação sobre quando estará disponível no mercado português e brasileiro. Sabe-se é que a marca oriental vai vender os TecTiles através das grandes operadoras de cada país.

3 COMENTÁRIOS

    • Olá Paulo,

      tens razão no que disseste. O conceito de marcadores com base em NFC não é uma novidade. Mas o facto de a maior fabricantes de telemóveis e smartphones do mundo apostar nesse tipo de tecnologia pode ter alguma influência nas empresas rivais. Obrigado pela dica.
      Continua a acompanhar o maistecnologia.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui