Samsung anuncia o primeiro smartphone com Tizen: o Samsung Z

Samsung Z (1)

Após ter sido várias vezes adiado, o sistema operativo Tizen é oficialmente anunciado a correr num smartphone, o Samsung Z que será lançado, inicialmente, na Rússia.

Serão os russos a serem os primeiros consumidores a poderem adquirir este primeiro smartphone com o sistema operativo tize, sistema desenvolvido pela Samsung, em parceria com a Intel que, apesar de poder ser usado por outras fabricantes, é uma clara alternativa ao Android, para que a Samsung não seja tão dependente do sistema operativo da Google.

Em termos de especificações, podemos considerar de uma média/alta gama.. O Samsung Z tem um ecrã de 4,8 polegadas com resolução HD, processador quad-core a 2,3GHz (não é especificado qual), 2GB de RAM, 16GB de armazenamento com suporte a microSD, câmara traseira de 8Mp, frontal d e2,1MP, 4G, NFC, infravermelho, bateria de 2600 mAh e a última versão do Tizen 2.2.1.

Apesar de especificações de média gama podemos contar com as últimas novidades da Samsung, um leitor biométrico e um sensor de batimentos cardíacos ao lado do flash, tal como acontece no Galaxy S5.

O Tizen tem uma interface similar ao que encontramos no Galaxy S5, uma mistura entre Android e Windows Phone, mantendo os mosaicos característicos do sistema operativo móvel da Microsoft. Em temros de aplicações, ao contrário do iOS e Android, aproxima-se ao Firefox OS com tem aplicações web, o que permite uma facilidade na criação de aplicações para o sistema operativo e que é um dos pontos fortes dos mais recentes sistemas operativos.

Samsung Z (2)

Em termos de software, a Samsung indica que também suporte o S-Health 3, o que dá a entender que é suportado pelos relógios inteligentes Gear. Só amanhã é que num evento de programadores do Tizen, que decorrerá em São Francisco, haverá mais informações sobre o dispositivo.

Sabemos que o Samsung Z estará disponível no terceiro trimestre de 2014 na Rússia nas cores preto e dourado, não se sabendo qual o preço do dispositivo. A Samsung confirma que, posteriormente, está previsto a chegada deste dispositivo a outros países, sem nunca indicar quais e se será um lançamento mundial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here