Samsung afirma que processadores Snapdragon e Exynos têm desempenhos iguais

Red Magic 6S

A Samsung é das poucas (se não a única) fabricante que lança um mesmo equipamento com processadores diferentes. É conhecido de todos que a fabricante sul-coreana lança versões dos seus equipamentos topo de gama com o processador da Qualcomm, como acontece no mercado norte-americano, e outros com o processador Exynos, um processador feito dentro de casa e que costuma estar presente no mercado da Coreia do Sul, da casa mãe.

No entanto, este ano parece que a decisão foi diferente e apesar de haver alguns testes que apontam para um melhor desempenho do processador norte-americano em vez do processador sul-coreano, a verdade é que a área responsável pela Exynos sentiu-se ofendida e humilhada por a Samsung ter decidido utilizar processadores da Qualcomm em detrimento dos seus processadores na própria casa mãe da empresa, na Coreia do Sul. O SamMobile falou disso, falou da diferença de desempenho, mas a Samsung já respondeu.

Qualcomm Snapdragon 865 ou Exynos 990: Qual o melhor?

São processadores diferentes, fabricados por empresas diferentes e, como é de esperar, nunca tiveram os mesmo resultados de desempenho e, em grande parte das vezes, o processador da Qualcomm tem levado algum vantagem, no entanto parece que este ano a vantagem é bem diferente e a tender para o Qualcomm.

Um recente teste efetuado pelo AnandTech demonstra essas diferenças e com clara vantagem para o Qualcomm Snapdragon 865, sendo que critica diretamente o processador Exynos, indicando que há alturas que a gestão de processamento e bateria não são feitas corretamente. Nos vários gráficos divulgados nessa análise, o Qualcomm Snapdragon 865 é sempre superior ao Exynos, demonstrando que há, claramente, uma diferença.

Então, mas desta forma não há utilizadores com mais vantagem que outros?

Aqui está uma área que demonstra duas fases da moeda. Em primeiro lugar, a própria Samsung que é a criadora dos processadores da Exynos e que apesar do investimento, tem visto a ser superado pela concorrência direta nos últimos anos e que, mais uma vez, volta a acontecer com o Samsung Galaxy S20. É normal que, pelo menos no país natal, fosse esperado a utilização desse processador, o que também é compreensível que os responsáveis não estejam satisfeitos com essa decisão.

No entanto, os consumidores, obviamente que estão contra esta política de utilização de diferentes processadores, até porque os preços mantém-se os mesmos, o que significa que consumidores de diferentes países pagam o mesmo pelo menos smartphone, mas obtém desempenhos claramente diferentes, o que levou mesmo a um abaixo assinado de fãs da Samsung para que a fabricante utilize apenas processadores da Qualcomm nos seus smartphones topo de gama.

Comentário da Samsung

O SamMobile recebeu um comunicado da fabricante sul-coreana com a indicação que ambos os processadores foram sujeitos a testes reais e com critérios que indicam que ambos os modelos têm o mesmo desempenho.

Ora tendo em conta a análise do AnandTech, é difícil de acredita neste comentário.

Qualcomm vs Exynos

Em Portugal, nos últimos anos, o processador que tem sido lançado pela Samsung nos modelos topo de gama é o Exynos, sendo que não temos oportunidade de poder fazer um teste similar.

Portanto, não podemos afirmar qual será o melhor, a não ser olharmos para os resultados dos diversos testes de desempenho divulgados e nos diversos testes comparativos entre os dois processadores.

Fonte: SamMobile

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

4 COMENTÁRIOS

  1. Claro que é muito mais credível a Antxxaddsttsxpto do que quem fabrica os próprios processadores e é a numero 1 mundial em termos de smartphones.

    • Olá V.T.

      A AnandTech é conceituada revista online de hardware de computador que foi fundada em 1997. Posto isto, a sua credibilidade no mercado é garantida. A sua imparcialidade na análise das capacidades de processamento e desempenho dos mais diversos equipamentos eletrónicos é reconhecida.

      Não podemos fazer esse tipo de comparações. Acha que uma marca que vende os próprios processadores não vai “puxar a água ao seu moinho”? Poderá, no entanto, existir um mal-entendido, mas em caso de dúvida, é preferível acreditar em testes isentos e não nos testes da própria marca.

      Isto faz lembrar os consumos dos automóveis. Acredita mesmo naquilo que o fabricante diz? É muito raro conseguir atingir os níveis de consumo garantidos (pois ninguém pratica essa velocidades em estrada, por vezes, nem na cidade).

      Obrigado pelo seu comentário. Continue a acompanhar-nos.

      • Olá boa tarde,

        E não vos parece que ser tal fosse verdade a Samsung calar-se-ia e não vinha publicamente refutar tal ideia? Eu possuo um S10, com o qual estou super contente, não noto falta de processador para nenhuma tarefa. Já o comparei com vários topos de gama de outras marcas e não se nota mais lento do que os outros rivais, antes pelo contrário. Não me parece que estas notícias tenham qualquer fundamento ou se têm não é lá muito claro, mas é apenas e tão só a minha opinião.

        • Boa tarde,

          Claro que sim. Cada um tem a sua opinião, mas julgo que não seja a descredibilizar a fonte que irá ter razão na sua afirmação.

          Obrigado pela atenção. Continue a acompanhar-nos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here