Tudo o que diz respeito à segurança é sempre de dar a máxima importância e relevo ao tema, principalmente quando se trata de smartphones. Hoje em dia estes equipamentos já fazem parte da nossa vida e cada vez mais possuem informações importantes e confidenciais por vezes.
E quanto mais utilizamos os smartphones, mais informação deste género vamos colocando. E foi com com essa preocupação que a Samsung anunciou o chip de segurança “S3K250AF” que foi implementado no lançamento do Galaxy S20. Na altura foi também disponibilizado a outros fabricantes para que os mesmos pudessem implementar o mesmo no fabrico dos seus smartphones.
Este chip serve basicamente como um local seguro, separado do resto do equipamento, onde é guardado dados biométricos, códigos PIN, palavras chaves, etc.
Agora, a marca anunciou uma nova versão desse chip de segurança denominado de “Secure Element”, que irá ser implementado nos futuros Galaxy topos de gama da marca.
A nova versão “S3FV9RR” virá com uma série de vantagens em relação ao que equipa o actual Galaxy S20. Uma das quais prende-se com o aumento do rácio de segurança 6+ (CC EAL), que é utilizado por exemplo em aplicações no mercado que exigem segurança ao mais alto nível, passaportes electrónicos, smartphones topos de gama, etc.
A Samsung também explicou que o novo chip terá o dobro da capacidade de armazenamento “onboard” de modo a poder guardar ainda mais informação de forma segura e confidencial. Poderá ser inclusive utilizado para autenticação em dispositivos.
Está previsto a sua chegada para o terceiro trimestre de 2020, pelo que poderá vir a ser implementado no mínimo já com o lançamento do futuro Galaxy Note 20, ou então nos topos de gama do próximo ano.
Ainda de salientar que tanto o iPhone da Apple como o Pixel da Google dispõe também dos seus próprios chips de segurança, denominados por “T2 Security Chip” e “Titan M” respectivamente.
Fonte: 9to5Google