Sabia que há uma sanita que evita uma segunda ida ao hospital?

Parece uma notícia tirada da imaginação das crianças mas acredite que não é. E antes que a conversa nos pareça cheirar mal vamos diretos ao assunto. Há uma sanita capaz de detetar problemas cardíacos e de evitar uma nova readmissão no hospital. O mérito é de uma equipa de investigação dos Estados Unidos.

Esta sanita que poderá ser a mais famosa de todas as sanitas é efetivamente especial e poderá acompanhar para casa os pacientes que sofrem de insuficiência cardíaca congestiva aquando da sua alta do hospital. Prevê-se que os hospitais possam comprar estas sanitas para lhe dar aos pacientes no momento da alta médica.

Esta sanita, vamos apelidar de “especial”, guarda os dados médicos e envia-os para cardiologistas para que estes possam avaliar o quadro do paciente. Os dados médicos compreendem a pressão arterial, a frequência cardíaca, a oxigenação do paciente, o seu peso, o volume sistólico (refere-se à quantidade de sangue que o coração bombeia para o corpo e cada batida), a atividade elétrica e mecânica dentro do coração. E tudo isto enquanto a pessoa está sentada neste que poderá ser considerado o meio de diagnóstico mais “fora da caixa” de sempre.

Os dados enviados aos cardiologistas levarão estes médicos a recomendarem tratamentos específicos a fim de evitarem uma nova ida ao hospital por parte do paciente.

Tudo isto porque os números dizem que pacientes que estiveram internados devido a insuficiência cardíaca congestiva tendem a regressar às urgências uns dias depois da alta hospitalar.

E para quando esta “sanita especial”? Pois bem, o diretor executivo da startup que está a produzir esta sanita e a irá comercializar  disse em comunicado que estes assentos inteligentes deverão ser vendidos em meados do próximo ano. Para além dos hospitais, Nicholas Conn encara a possibilidade de produção e venda para compras individuais.

Por cá, resta-nos aguardar porque tudo o que seja para evitar mais horas de espera nas urgências dos hospitais ou até mesmo para salvar vidas é bem-vindo.

Fonte: Invasive Cardiology

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui