Nesta quinta-feira o banco central da Rússia propôs proibir o uso e a mineração de criptomoedas em território russo, citando ameaças à estabilidade financeira, ao bem-estar dos cidadãos e à soberania da política monetária.
A Rússia é, há diversos anos, contra as criptomoedas, dizendo que elas podem ser utilizadas na lavagem de dinheiro ou para financiar o terrorismo. Em 2020 foi tornada “legal”, mas o país proibiu o seu uso como forma de pagamento .
Num relatório publicado na quinta-feira, o banco central disse que a procura, essencialmente especulativa, determinou o rápido crescimento das criptomoedas e que apresentavam características de uma pirâmide financeira, alertando para possíveis bolhas no mercado, ameaçando a estabilidade financeira e os cidadãos.
O banco propôs impedir as instituições financeiras de realizar quaisquer operações com criptomoedas e esses mecanismos devem ser desenvolvidos para bloquear transações destinadas a comprar ou vender criptomoedas por moedas fiduciárias.
Rússia pondera proibir mineração de Criptomoedas
A proibição proposta inclui trocas de criptomoedas. A exchange de criptomoedas Binance disse à Reuters que está comprometida em trabalhar com os reguladores e espera que a divulgação do relatório gere um diálogo com o banco central sobre a proteção dos interesses dos utilizadores de criptomoedas russos.
O banco central disse que trabalharia com reguladores em países onde as exchanges de criptomoedas são registradas para coletar informações sobre as operações de clientes russos. Este referiu-se a medidas tomadas noutros outros países, como a China, para conter a atividade financeira baseada em criptomoeda.
O Banco da Rússia, referiu ainda, que a mineração de criptomoedas criou problemas no que respeita ao consumo de energia.
Em setembro, a China intensificou a sua repressão às criptomoedas com uma proibição geral de todas as transações e mineração deste activo, atingindo o bitcoin e outras moedas importantes e pressionando ações relacionadas a criptomoedas e blockchain.
Actualmente a Rússia é o terceiro maior player do mundo no que respeita à mineração de bitcoin,logo atrás dos Estados Unidos e do Cazaquistão,