A Apple está a planear uma grande mudança na forma como os clientes adquirem os produtos da marca, começando ainda este ano com o iPhone. De acordo com as informações divulgadas pela Bloomberg, a gigante tecnológica pretende que os utilizadores comprem os modelos mais recentes com a opção de pagar uma “subscrição mensal de dispositivo”.
A publicação norte-americana afirma que “este serviço é a maior investida da Apple até agora na área de vendas recorrentes, permitindo aos utilizadores subscrever hardware pela primeira vez – em vez de apenas serviços digitais”.
A Apple já oferece o serviço de assinatura Apple One do tipo Prime que inclui (dependendo do pacote específico) Apple Music, Apple TV+, Apple Fitness+, entre outros. E existe um programa designado por iPhone Upgrade Program que permite que os clientes paguem uma taxa mensal para actualizações contínuas do iPhone e uma garantia.
A cobrança mensal não será simplesmente o preço do iPhone dividido por 12 ou 24 meses, segundo a notícia. Em vez disso, a Bloomerg refere que o produto terá um custo mensal ainda por determinar, com a opção de realizar um upgrade para os novos modelos à medida que forem lançados.
É possível que a Apple queira experimentar um modelo de aluguer, observado em empresas como a Raylo, no qual um telefone é alugado por um período e depois devolvido em troca de uma actualização.
Investidores e líderes de negócios tendem a preferir modelos de subscrição, uma vez que a receita é consistente e previsível e porque pode ser mais fácil de reter e de monetizar clientes existentes do que adquirir novos.
Esta notícia surge no seguimento da mais recente actualização do software da Apple, mais precisamente o do iOS 15.4, permitindo que os utilizadores de iPhone desbloqueiem automaticamente o seu smartphone, enquanto estão a utilizar a máscara facial.
Fonte: dailymail