Robots da Boston Dynamics destacam-se em parkour

Não é de se esperar uma fuga fácil a quem algum dia for perseguido por algum dos robots Atlas da Boston Dynamics. A empresa, propriedade da Hyundai, partilhou um vídeo dos robots humanoides no qual eles aparecem pela primeira vez a completar com sucesso uma rotina de parkour numa pista de obstáculos. O par de máquinas Atlas efetuou saltos transpondo fendas, vigas abobadadas e até coordenou um backflip, tudo sem perder o ritmo – eles podem ser mais graciosos do que um atleta da modalidade.

Essa rotina levou “meses” de desenvolvimento, segundo informou a empresa, e serviu como um teste útil da habilidade dos robots em manter o equilíbrio ao trocar comportamentos e coordenar ações. Este não é apenas um comportamento “enlatado”. Como em outros testes recentes, o Atlas agora usa recursos visuais para adaptar o seu movimento ao curso.

Tendo em conta a existência de algumas falhas uma perseguição desencadeada pelos robots pode não ser motivo de preocupação. Com efeito, o salto em particular tem uma taxa de falha de cerca de 50% e ainda há uma pequena chance de falha em cada etapa. Mesmo uma bomba de punho no final não foi bem, disse Boston Dynamics. A empresa ainda precisa refinar os movimentos que são limitados pela própria natureza dos próprios robots, como a falta de uma coluna vertebral e as articulações dos braços relativamente fracas.

Do jeito que está, Atlas não é um robô de produção como o Spot.

É um modelo de pesquisa que visa ultrapassar os limites da robótica. Boston Dynamics, no entanto, prevê essa prática de parkour levando a futuros robots auxiliares que podem lidar com uma ampla variedade de tarefas com destreza humana. Vamos apenas esperar que eles continuem do nosso lado bom.

Fonte: Engadget

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui