Robots com inteligência artificial a ler notícias? Esta foi uma das atracções da principal feira de tecnologia na China

A China continua a liderar na implementação de inovações tecnológicas que levantam questões éticas profundas. A agência de notícias estatal Xinhua e a firma tecnológica Sogou fizeram o primeiro teste público de um pivot de notícias robótico comandado por inteligência artificial.

O pivot lê as notícias e é apresentado no ecrã com animações que o tornam o mais próximo de um humano verdadeiro possível. O pivot foi apresentado no World Internet Conference na cidade chinesa de Wuzhen e atraiu bastante curiosidade dos feirantes.

A aparência foi modelada por um pivot de notícias real

A aparência desta inteligência artificial não foi feita ao acaso. O objectivo foi fazer a IA ter uma aparência o mais próxima possível de Qiu Hao, um dos mais famosos jornalistas do país. As parecenças são óbvias e o objectivo foi cumprido.

No entanto, este não é o único pivot virtual que está a ser preparado pela agência noticiosa. Num vídeo diferente, foi apresentado outro jornalista que não se aparenta com ninguém. A ideia é que estes jornalistas possam ganhar identidade própria, fora de qualquer relação com jornalistas de “carne e osso”.

Ainda não é claro como e quando esta tecnologia será utilizada

Na conferência, a empresa Sogou sublinhou que ainda não é clara qual será a utilização desta tecnologia. Não foi apresentado um plano para substituir os jornalistas por inteligências artificiais num futuro distante (ou próximo). No entanto, segundo a Reuters, estes jornalistas virtuais atraíram a curiosidade de pequenas multidões, que se aglomeraram para ver a aplicação destas novas tecnologia ao campo do jornalismo.

A principal feita tecnológica da China

Esta é amplamente considerada a principal feira tecnológica da China e ocorre anualmente. Já atraiu nomes como Tim Cook, CEO da Apple ou Sundar Pichai, CEO da Google. A aposta da China em novas tecnologia é conhecida. As questões éticas relacionadas com uma possível substituição de jornalistas por inteligência artificial são, talvez, assustadoras.

Fonte: Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here