Robots a cuidar de pessoas de terceira idade? Não é ficção cientifica…

30 de Março de 2018
23 Partilhas 23 Visualizações

O governo japonês tem patrocinado experiências de utilização de robots para auxiliar nos cuidados a idosos em lares. O governo considera que esta pode ser uma boa solução perante uma população em envelhecimento e uma força de trabalho comparativamente cada vez mais pequena.

Uma das experiências tem decorrido em Tokyo, no lar Shin-tomi, onde 20 modelos diferentes de robots têm sido utilizados nos cuidados aos residentes. “Os robots são maravilhosos,” disse Kazuko Yamada, um senhor de 84 anos depois de uma sessão de exercício com o Pepper, robot da SoftBank Robotics. “Cada vez mais pessoas vivem sozinhas nos dias que correm, e um robot pode ser um companheiro de conversa para eles. Vai tornar a vida mais divertida”.

Apesar de todos os obstáculos reais na utilização de robots (custos elevados, problemas de segurança e questões sobre a sua real utilidade) o governo japonês tem financiado estas experiências na sequência das suas projecções que em 2025 existirá um deficit de 380,000 trabalhadores especializados nos cuidados geriátricos.

Estas experiências têm sido acompanhadas de perto por especialistas de todo o mundo. Mais do que 100 grupos estrangeiros visitaram Shin-tomi ao longo do último ano, de países tão diversos como a China, a Coreia do Sul e a Holanda.

Artigos interessantes

Comcast “vence” a Disney e consegue adquirir a Sky
Multimedia
21 Visualizações
Multimedia
21 Visualizações

Comcast “vence” a Disney e consegue adquirir a Sky

José Candeias - 22 de Setembro de 2018

A Comcast ganhou um leilão para adquirir a companhia de telecomunicação Sky. Conseguiu adquirir a companhia pelo preço astronómico de…

Análise Philips Sonicare 6100: a tecnologia na higiene oral
Análises
30 Visualizações
Análises
30 Visualizações

Análise Philips Sonicare 6100: a tecnologia na higiene oral

Bruno Peralta - 22 de Setembro de 2018

O mercado da higiene oral e dentária tem sido uma boa vítima do oferta dos seus players no mercado, com…

Estudo alerta para maior segurança online no regresso às aulas
Internet
25 Visualizações
Internet
25 Visualizações

Estudo alerta para maior segurança online no regresso às aulas

Daniela Azevedo - 22 de Setembro de 2018

Um estudo realizado pela especialista em cibersegurança, ESET, mostra alguns receios que os pais enfrentam com a segurança dos seus filhos…

Comente

O seu email não será publico

Partilhe nas Redes Sociais

Se gosta do artigo, partilhe com os seus amigos