China pode lançar primeiro robot familiar

Enquanto o Google e a Amazon estão-se a gladiar pelo domínio do assistente de voz em casa, negligenciaram outros países.

Aproveitando esta grande falha dos gigantes, a Baidu, em parceria com a AiNemo, está a construir um robot de família, chamado Xiaoyu Zaijia ou “Little Fish”. No papel, este robot tem praticamente todos os talentos da Alexa, para além de ter um ecrã grande, uma câmara e um toque de robótica. Escusado será dizer que para já será apenas para o mercado chinês.

Este robot “acorda” com a palavra ‘xiaoyu xiaoyu’, e gira logo a cabeça para ver quem está a falar. Apesar de ainda ser só para chineses ou pessoas que falam chinês, no CES quando foi apresentado, for demonstrado que é possível definir temporizadores, fazer chamadas de vídeo e até exibir uma imagem aleatória a pedido.

É possível pedir por voz refeições, mantimentos e até remédios, mas o rosto do utilizador tem de ser reconhecido como de um adulto autorizado. Assim o robot fica livre das “piratarias” das crianças.

E como qualquer robot que se preze, pode ser ligado ao seu telemóvel e fazer mover a câmara remotamente. Isto confere-lhe uma função de segurança extra.

O Little Fish é alimentado pelo próprio Duer OS da Baidu, que já apareceu em muitas encarnações (como um empregado no KFC, um sistema operacional para TV e um aplicativo de assistente de telefone).

Pode pedir o seu robot na china por $300, mas não se esqueça que tem de dar as ordens em chinês. Pelo menos para já!

A Baidu tem suporte em inglês em alguns dos seus produtos, mas para este robot ainda está em fase de construção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui